Empolgado sob o comando do técnico Fernando Diniz, o Fluminense chega em alta para o Campeonato Brasileiro. Depois da conquista do Campeonato Carioca sobre o Flamengo, o “Dinizismo” - apelido dado ao estilo de jogo ofensivo do treinador - ganhou novos admiradores e ainda mais espaço no noticiário nacional.
Em 2023, o Tricolor das Laranjeiras venceu seus compromissos por Copa do Brasil e Copa Libertadores. No total, são 17 jogos, com 12 vitórias, um empate e quatro derrotas.
A estreia do Fluminense no Brasileirão será diante do América, fora de casa, no Independência, em Belo Horizonte. O duelo está marcado para sábado (15), às 16h.
Nome do clube: Fluminense Football Club
Posição no último Brasileiro: 3º colocado
Desempenho no Estadual 2023: campeão (15 jogos, 10 vitórias, 1 empate e 4 derrotas - 68,8% de aproveitamento)
Técnico: Fernando Diniz
Artilheiro em 2023: Germán Cano (18 gols)
Destaque: Marcelo
Principais reforços para o Brasileiro: Marcelo (lateral-esquerdo), Keno (atacante) e Lelê (atacante)
Elenco
Goleiros: Fábio, Pedro Rangel e Vitor Eudes
Zagueiros: Nino, Felipe Melo, Vítor Mendes, David Braz, Manoel, Felipe Andrade, Luan e Kayky Almeida
Laterais: Guga, Marcelo, Samuel Xavier e Jorge
Meio-campistas: André, Alexsander, Paulo Henrique Ganso, Vinicius Moreira, Gabriel Pirani, Giovanni, Yago Ferreira, Gustavo Apis, João Lourenço, Martinelli, Freitas, Thiago Santos, Arthur e Lima
Atacantes: Jhon Arias, Keno, Germán Cano, John Kennedy, Lelê, Alan, Alexandre Jesus, João Neto, Isaac, Agner e Marrony
Análise de jornalista local
Marcello Neves, O Globo
“O Fluminense vem com grande expectativa. O principal claramente foi o Marcelo, que retornou ao clube depois de 17 anos e já marcou gol na final do Carioca. O time vive talvez o momento mais maduro sob o comando do Fernando Diniz, e o diferencial para 2023 foi que manteve jogadores.
Conseguiu manter uma base e tudo indica que vai lutar por três títulos - Copa do Brasil, Brasileirão e Copa Libertadores. Confiança maior é no Diniz, o clube sabe que não tem faturamento como Flamengo, Palmeiras e Atlético, mas sabe que tem uma equipe de qualidade e uma base bem montada.
O que pesa contra é o elenco. O banco não acompanha a qualidade do time titular, algumas boas opções, mas principalmente no meio de campo e nas pontas o Fluminense não tem reservas a altura. Diniz é cotado para a Seleção Brasileira, mas o clube está seguro pois há multa prevista que a CBF precisaria pagar. Há ainda expectativas de reforços para o meio do ano”.
Qual será a briga do Fluminense na Série A?
Veja o palpite dos comentaristas da Itatiaia
Edu Panzi: briga por título
Emerson Romano: briga por título
Léo Figueiredo: briga por título
Heverton Guimarães: briga por título
Alê Oliveira: briga por título
Nathália Fiuza: briga por título
Alexandre Simões: briga por título