Palco da decisão da Libertadores de 2023, o Maracanã passará por uma inspeção da Conmebol na próxima semana. A final única acontecerá em 4 de novembro, e impactará nas programações de Flamengo e Fluminense, que mandam jogos no histórico palco. O período de interdição do estádio antes da final dependerá da avaliação do gramado, podendo chegar a 30 dias. Entenda o processo.
A vistoria técnica faz parte do planejamento da Conmebol para a decisão, e será avaliada a estrutura do Maracanã. Sede das finais da Copa América e da própria Libertadores, em 2021, o estádio tem um aspecto preocupante: o gramado. Vestiários, acessos e camarotes são considerados “padrão Fifa”.
Até setembro, a Conmebol fará mais uma ou duas visitas ao palco para determinar a reforma que será necessária. O prazo, em contrato, é de até 30 dias antes da decisão da Libertadores. Se for o caso de melhorias pontuais, a interdição do Maracanã se dará nos 20 dias prévios à final única da Copa.
Apesar da data não estar 100% definida, é dado como certo que a Conmebol assumirá a gestão do Maracanã a partir do dia 20 de outubro, a fim de resguardar o gramado do Maracanã para a decisão.
O estado do campo do Maracanã voltou a ser muito criticado no fim do primeiro semestre, com o estádio sem receber jogos por duas semanas, aproveitando a pausa do futebol brasileiro na Data Fifa.
Os jogos de Flamengo e Fluminense, como mandantes pelo Campeonato Brasileiro, nas semanas que antecedem a final da Libertadores, em 4 de novembro, que será realizada no Maracanã;
7 ou 8 de outubro: 26ª rodada do Brasileirão: Fluminense x Botafogo
18 ou 19 de outubro: 27ª rodada do Brasileirão: Fluminense x Corinthians
21 ou 22 de outubro: 28ª rodada do Brasileirão: Flamengo x Vasco*
25 ou 26 de outubro: 29ª rodada do Brasileirão - Fluminense x Goiás
28 ou 29 de outubro: 30ª rodada do Brasileirão - Flamengo x Bragantino
1 ou 2 de novembro: 31ª rodada do Brasileirão - Flamengo x Santos
4 ou 5 de novembro: 32ª rodada do Brasileirão - Fluminense x São Paulo
*Clássico entre Flamengo e Vasco será disputado no Mané Garrincha, em Brasília