Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Sampaoli tem decisão no Flamengo em sua primeira semana

Treinador terá que fazer sua equipe reverter vantagem do Maringá na Copa do Brasil em seus primeiros sete dias

Sampaoli terá um desafio imenso no Maracanã

Jorge Sampaoli chegou ao Flamengo no último domingo e já fez duas partidas como treinador da equipe rubro-negra. E na quarta-feira (26), ele já entra pressionado para fazer o Fla reverter a desvantagem na Copa do Brasil para continuar sonhando com o bicampeonato da competição. No primeiro jogo, no Paraná, a equipe foi derrotada por 2 a 0 pelo Maringá e se complicou no torneio.

O objetivo traçado pela diretoria do Flamengo no início do ano, visando a questão financeira, era pelo menos atingir as semifinais do torneio que o Fla é o atual campeão. Entretanto, apesar estar apenas uma semana no comando técnico, o argentino e sua comissão sabe que o prejuízo de uma eventual eliminação pode ser muito mais do que financeiro.

No ano, ainda com Vitor Pereira de treinador, o Flamengo perdeu todas as competições que disputou. Em abril, por exemplo, a equipe carioca já colecionava o vice-campeonatos da Recopa, para o Independiente Del Valle-EQU, da Supercopa do Brasil, para o Palmeiras, uma eliminação nas semifinais do Mundial de Clubes, diante do Al Hilal-ARA, além do vice do Campeonato Carioca para o Fluminense. Tudo isso, somado as derrotas para o Maringá e para o modesto Aucas-EQU, na Copa Libertadores.

FInanceiramente, o prejuízo de agora com a possível eliminação para o Maringá é de R$ 3,3 milhões, que é a premiação por avançar às oitavas. Se cumprir o objetivo de estar entre os quatro primeiros, serão R$ 16,6 milhões de prêmios. Na parte psicológica, será mais uam derrota de um milionário elenco, que ficará apenas com a Libertadores e o Brasileiro até o fim do ano para disputar.

No Brasil, Sampaoli disputou a Copa do Brasil apenas em 2019, pelo Santos. As lembranças do treinador na competição não são das melhores. Pelo Peixe, a equipe foi eliminada pelo Atlético, nas oitavas de finais. No ano seguinte, chegou ao Galo justamente após a eliminação da equipe para o Afogados.

O Flamengo e Jorge Sampaoli contam com o apoio da torcida para eliminar o rival que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro. E para o argentino, o alívio de trabalhar tranquilo e sem pressão nos próximos jogos, mesmo tendo acabado de chegar à Gávea.

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.

Ouvindo...