O brasileiro Iran Barbosa nunca chutou uma bola como atleta profissional, mas foi um dos mais tietados na cerimônia da Bola de Ouro, que na segunda-feira (30), em cerimônia em Paris, coroou os melhores jogadores do mundo. Conhecido mundialmente como Luva de Pedreiro, Iran atraiu a atenção dos maiores astros do Esporte nos bastidores do prêmio outorgado pela revista France Footbal.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o “Receba” recebeu pedidos de fotos de estrelas como o goleiro Ederson, do Manchester City e da Seleção, o belga Eden Hazard, o inglês Jude Bellingham, do Real Madrid, e o norueguês Erling Haaland, também do City.
Também é possível ver nas imagens o Luva de Pedreiro interagindo com o argentino Emiliano Martínez, campeão da Catar no Catar e que recebeu o prêmio de melhor goleiro do mundo na Bola de Ouro, e com o tenista sérvio Novak Djokovic.
Bola de Ouro
O prêmio da Bola de Ouro ficou com o argentino Lionel Messi, do Inter Miami, que conquistou o troféu pela oitava vez. Erling Haaland, do Manchester City, foi o segundo colocado, e o francês Kylian Mbappé, do PSG, ficou em terceiro.
Entre as mulheres, a argentina Aitana Bonmatí, de 25 anos, foi eleita a melhor jogadora do mundo. O prêmio fechou um ‘ano perfeito’ para a atleta, que conquistou Campeonato Espanhol, Champions League e Supercopa, pelo Barcelona, e a Copa do Mundo Feminina, pela Seleção Espanhola.
Apesar de não ter vencido a Bola de Ouro, Haaland foi premiado como o melhor atacante de 2023. O jogador marcou 52 gols na última temporada e foi peça importante na campanha histórica da tríplice coroa do Manchester City. O clube inglês, inclusive, foi agraciado com o prêmio de melhor equipe da temporada 2022/23, por ter conquistado na mesma temporada a Premier League, a Copa da Inglaterra, e a Liga dos Campeões.
Campeão da Copa do Mundo pela Seleção Argentina, Emiliano Martínez, do Aston Villa, foi escolhido como o melhor goleiro do planeta pela revista France Football.
O brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, recebeu o “Prêmio Sócrates”, dedicado a “atletas do futebol comprometidos com projetos sociais e de caridade”. O astro da Seleção Brasileira terminou em sexto na lista dos melhores do mundo.
Companheiro de Vini Jr. no Real, o inglês Jude Bellingham, de 20 anos, recebeu o Troféu Kopa, que elege o melhor desempenho entre os atletas sub-21.
Pelé homenageado na Bola de Ouro
A cerimônia da Bola de Ouro teve ainda uma homenagem ao Rei Pelé. Na homenagem, a cerimônia que premia o melhor jogador do mundo relembrou diversos feitos do eterno Camisa 10 da Seleção ao longo da carreira, entre 1956 e 1977.
Entre elas, o fato de o Rei do Futebol ter recebido, em 2013, um prêmio de honra, já que a premiação englobava somente atletas europeus até 1995.
“O único jogador a vencer três Copas do Mundo”, “três Copas do Mundo, 1281 gols, 92 hat-tricks, 30 vezes que marcou quatro gols em um jogo”, “Bola de Ouro Honorária em 2013", destacou a France Football.