Ouvindo...

Luva de Pedreiro é tietado por astros do Esporte na cerimônia da Bola de Ouro

Influenciador brasileiro foi um dos destaques dos bastidores da festa que elegeu os melhores do futebol mundial

Luva de Pedreiro fez sucesso nos bastidores da Bola de Ouro

O brasileiro Iran Barbosa nunca chutou uma bola como atleta profissional, mas foi um dos mais tietados na cerimônia da Bola de Ouro, que na segunda-feira (30), em cerimônia em Paris, coroou os melhores jogadores do mundo. Conhecido mundialmente como Luva de Pedreiro, Iran atraiu a atenção dos maiores astros do Esporte nos bastidores do prêmio outorgado pela revista France Footbal.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o “Receba” recebeu pedidos de fotos de estrelas como o goleiro Ederson, do Manchester City e da Seleção, o belga Eden Hazard, o inglês Jude Bellingham, do Real Madrid, e o norueguês Erling Haaland, também do City.

Também é possível ver nas imagens o Luva de Pedreiro interagindo com o argentino Emiliano Martínez, campeão da Catar no Catar e que recebeu o prêmio de melhor goleiro do mundo na Bola de Ouro, e com o tenista sérvio Novak Djokovic.

Bola de Ouro

O prêmio da Bola de Ouro ficou com o argentino Lionel Messi, do Inter Miami, que conquistou o troféu pela oitava vez. Erling Haaland, do Manchester City, foi o segundo colocado, e o francês Kylian Mbappé, do PSG, ficou em terceiro.

Entre as mulheres, a argentina Aitana Bonmatí, de 25 anos, foi eleita a melhor jogadora do mundo. O prêmio fechou um ‘ano perfeito’ para a atleta, que conquistou Campeonato Espanhol, Champions League e Supercopa, pelo Barcelona, e a Copa do Mundo Feminina, pela Seleção Espanhola.

Apesar de não ter vencido a Bola de Ouro, Haaland foi premiado como o melhor atacante de 2023. O jogador marcou 52 gols na última temporada e foi peça importante na campanha histórica da tríplice coroa do Manchester City. O clube inglês, inclusive, foi agraciado com o prêmio de melhor equipe da temporada 2022/23, por ter conquistado na mesma temporada a Premier League, a Copa da Inglaterra, e a Liga dos Campeões.

Campeão da Copa do Mundo pela Seleção Argentina, Emiliano Martínez, do Aston Villa, foi escolhido como o melhor goleiro do planeta pela revista France Football.

O brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, recebeu o “Prêmio Sócrates”, dedicado a “atletas do futebol comprometidos com projetos sociais e de caridade”. O astro da Seleção Brasileira terminou em sexto na lista dos melhores do mundo.

Companheiro de Vini Jr. no Real, o inglês Jude Bellingham, de 20 anos, recebeu o Troféu Kopa, que elege o melhor desempenho entre os atletas sub-21.

Pelé homenageado na Bola de Ouro

A cerimônia da Bola de Ouro teve ainda uma homenagem ao Rei Pelé. Na homenagem, a cerimônia que premia o melhor jogador do mundo relembrou diversos feitos do eterno Camisa 10 da Seleção ao longo da carreira, entre 1956 e 1977.

Entre elas, o fato de o Rei do Futebol ter recebido, em 2013, um prêmio de honra, já que a premiação englobava somente atletas europeus até 1995.

“O único jogador a vencer três Copas do Mundo”, “três Copas do Mundo, 1281 gols, 92 hat-tricks, 30 vezes que marcou quatro gols em um jogo”, “Bola de Ouro Honorária em 2013", destacou a France Football.

Jornalista, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE-IUL (Lisboa), com passagens por TV Globo | SporTV, Jornal Hoje em Dia, Agência EFE (Espanha), BBC News Brasil (Inglaterra) e Sport TV (Portugal)