O ator Kayky Brito, de 34 anos, foi atropelado no Rio de Janeiro e segue internado em estado grave, mas estável, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Copa D’Or. Bruno De Luca, que estava com Kayky no momento do acidente, relatou à polícia que não se lembrava do ocorrido da madrugada de 2 de setembro.
De Luca disse que achava que Kayky já tinha ido embora antes do atropelamento, e explicou que tinham decidido por sair com motoristas de aplicativo, já que queriam beber no local. O apresentador afirmou que só soube que o amigo sofreu um acidente no dia seguinte, quando chegou em São Paulo para ir ao festival The Town.
O depoimento de Bruno De Luca à Polícia Civil foi confrontado por relatos de pessoas que estavam no mesmo quiosque que os dois na data do acidente. Conforme divulgado pela Record TV, uma das testemunhas relatou ter informado o apresentador sobre o envolvimento de Kayky no acidente, mas que ele não foi até o ator e logo deixou o local. Mas, seria possível esquecer de uma situação como essa?
O psiquiatra e psicoterapeuta cognitivo comportamental, Rodrigo Barreto Huguet, explicou que casos de amnésia após acontecimentos traumáticos é incomum, mas não impossível. “Pode acontecer esquecimento em caso de choque, mas não é comum. Se a pessoa tem um trauma muito grande, ela pode ter uma dissociação de consciência e reprimir aquelas memórias do que aconteceu”, esclareceu.
O estado de choque, uma das possibilidades para o esquecimento, é definido pelo médico como “um trauma muito agudo” que causa “estreitamento de campos de consciência”, deixando a pessoa “sem ação e noção do que está acontecendo”. A situação pode ser agravada em casos de ingestão de bebida alcoólica. Como relatado por testemunhas, De Luca e Kayky consumiram doses de vodca no quiosque.
Huguet, que é membro da diretoria da Associação Mineira de Psiquiatria, destaca que o consumo de álcool influencia na formação de memórias. “A quantidade, a rapidez, o quanto a pessoa bebeu, quanto o grau de álcool da bebida. Destilados, como uísque e cachaça causam isso com mais facilidade”, destacou o psiquiatra. “Se a pessoa tem episódios de amnésia alcoólica é um sinal de que ela pode estar fazendo o uso abusivos de álcool, pode estar caminhando com uma dependência”, frisou.
Acidente de Kayky Brito
Kayky Brito foi atropelado na madrugada de 2 de setembro, na Avenida Lúcio Costa, na Praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, por um motorista de aplicativo. Segundo a polícia, Diones Silva prestou socorro à vítima e fez teste de alcoolemia, que deu negativo. Além disso, a passageira que ele carregava afirmou em depoimento que o motorista dirigia numa velocidade tranquila.
O ator segue internado e o último boletim com atualizações do estado de saúde foi divulgado na última semana. Conforme informações do Hospital Copa D’Or, Kayky permanece sedado e em ventilação mecânica uma semana após ser atropelado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro