O influenciador Toguro disse que seu departamento jurídico está investigando se houve “erro médico” durante o parto de Nara Paraguaia. Após dar à luz a Gael no dia 6 de setembro, ela teve hemorragia, foi sedada e levada para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado gravíssimo. No dia 7, ela acordou do coma induzido e apresentou melhora. Nara, que não está mais em estado grave, segue no hospital se recuperando. Na dúvida, Toguro optou por investigar o caso.
“O meu departamento jurídico está analisando o caso, apurando as informações para ver quais providências serão tomadas, para não cometermos injustiças antes de acusar ou culpabilizar alguém, tentando individualizar as condutas. A princípio, será notificado o hospital para que forneça cópia do prontuário do momento da internação até a alta médica junto ao hospital, com base no art. 88 e 89 do Código de Ética Médica”, iniciou.
“Também vemos a necessidade que seja realizado antes da alta médica, um exame de imagem com laudo para saber a extensão do dano ao órgão reprodutor feminino da Nara, se foi realizado a histerectomia total ou parcial, afetando também as trompas e ovários”, acrescentou.
Toguro afirmou ainda que um especialista irá analisar as informações.“Depois com o prontuário em mãos e demais dados médicos, solicitaremos que um especialista com capacidade técnica e aptidão nesta área possa periciar os documentos cronologicamente, para entendermos se houve de fato um erro médico (negligência, imprudência ou imperícia), e na sequência tomar as medidas cabíveis para apuração da conduta do profissional e da instituição, quanto à responsabilidade civil objetiva e solidária, junto ao órgãos responsáveis, CRM / CFM, boletim de ocorrência e devido processo legal”.
O influenciador finaliza: “O mais importante acima de tudo é que o Gael está bem e saudável, a Nara está se recuperando, e logo estaremos juntos, e nenhuma medida que seja tomada irá reverter a histerectomia, o que para uma mulher é um trauma irreparável. A Nara passou e está passando por essas complicações e no momento não tem condições físicas e psicológicas de entender a gravidade da situação e desdobramentos futuros de como seu corpo e organismo reagirão, a única preocupação neste momento é o filho. Agradeço o carinho de todos vocês comigo, Nara e o Gael e pelas mensagens de solidariedade e apoio neste momento”.
Histerectomia
Nessa quarta-feira (6) passada,
“Gael nasceu lindo, forte e bem nutrido, já a Nara passou por complicações, teve hemorragia e está até nesse exato momento em cirurgia, venho aqui com com uma tristeza no coração, que ela perdeu o útero [fez uma histerectomia], não poderá ter mais filhos”, continuou.
Conforme Toguro, caso Nara não fizesse a histerectomia, ela não iria sobreviver. “Até o momento eu não entendo qual o propósito de Deus, a Nara se doou 100 % pro Gael, se Deus fizer isso comigo eu não sei o que será da minha vida, peço oração de todos, a Nara é uma menina do bem, não merece passar por isso, está entubada nesse momento”.
No dia seguinte, sexta-feira (8),
Mas, ainda naquele mesmo dia, o influenciador exibiu o momento em que ela conhece o filho. “Vou ver a vida de outros olhos, presenciei um milagre em nossas vidas, obrigado a todas as mensagens e orações. Obrigado Deus, minha felicidade é ver a Nara viva e bem com o Gael”, escreveu.