Xuxa conta que descobriu que sua mãe, Alda Meneghel, estava com Mal de Parkinson quando sua filha, Sasha, estava com dois anos. “O momento mais pesado da minha vida foi a perda da minha mãe”, relembra.
“Eu trouxe ela pra perto de mim, montei como se fosse um CTI dentro de casa, com todas as máquinas necessárias. Ela ficou comigo uns dez anos. Nesse processo de ir perdendo aos poucos, né?”, comenta. Com o passar do tempo, a mãe de Xuxa perdeu os movimentos do corpo e precisou se alimentar por sonda.
“Antes dela morrer, meu irmão [Cirano] teve uma parada cardíaca [em 2015]. Ele era uma pessoa jovem, perto de fazer 56 anos. O coração dele parou. Só estava ele e a filha dele. O socorro demorou a chegar e ele morreu. Precisei mentir para minha mãe por orientação dos médicos”, recorda.
Depois, ela recorda que seu pai faleceu em março de 2017. “Ele reclamava muito de dores nas costas e, quando foi fazer exame no hospital, deram remédio para ele que afinou muito o sangue, ele teve hemorragia interna e morreu antes da minha mãe também”, conta.
“Depois de mais um ano minha mãe se foi. Eu não estava preparada. Foi um egoísmo muito grande, eu pedi pra Deus pra ela ficar do meu lado, mesmo ela não conseguindo mais se movimentar e falar”, comenta Xuxa.
Conforme o ator Junno Andrade, que está com Xuxa desde 2012, a apresentadora teve muita dificuldade para entender que a mãe poderia morrer. “A Xuxa estava em um estado muito delicado e ela não conseguiu conceber a ideia de que a mãe pudesse deixá-la. Ela pedia às pessoas para orarem”, relembra o ator, que fez uma música para Alda e caiu no choro.
A mãe da Xuxa morreu no dia 8 de maio de 2018. A apresentadora recorda que naquele dia chegou ao hospital e conversou com ela. “Tem alguém aí com um batimento fraquinho que me ama? Ela suspirou e às 5h ela foi embora”.
Após a morte de Alda, Maria Ferreira, mãe de consideração de Xuxa, ficou muito mal. Antes de morrer, ela chegou a gravar seu depoimento para o documentário. “Trabalhar para a Xuxa foi uma coisa que eu não esperava. Eu achava que não tinha essa capacidade, que só podia trabalhar com ela gente de categoria diferente da minha. Quando veio, é um presente de toda vida [...] Eu diria para ela que ela é a pessoa que mais amo nesse mundo. Quero ficar o resto dos meus dias do lado dela se possível”, disse. Maria morreu em 12 de março de 2021.
Nesse meio tempo, Xuxa perdeu seus cachorrinhos Doralice e Dudu por um erro médico. Em fevereiro deste ano, a apresentadora também precisou passar pelo luto após a sua irmã, Mara, morrer aos 67 anos. Ela morava em Madrid, na Espanha, e a morte foi por embolia pulmonar.