De acordo com o médico Wagner Nogueira, coordenador do Serviço de Ortopedia do Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, os principais sintomas da doença são dores na região da bacia e da coluna lombar. “Os pontos de maior comprometimento normalmente são o quadril e a coluna lombar, que depois se estendem para outras articulações. É bom lembrar que por ser uma doença inflamatória, que percorre por todo o corpo pela corrente sanguínea, ela também pode trazer danos não só na parte ortopédica, mas também nos órgãos viscerais”, explica.
Segundo Nogueira, desta forma, “a doença também pode comprometer as áreas do pulmão, cérebro, coração e outras. É uma doença que necessita de um controle bastante rigoroso e um tratamento com envolvimento intenso do paciente, da estrutura que envolve a família, a sociedade como um todo”. Zé Felipe é casado com a influenciadora Virginia Fonseca e possui dois filhos.
O paciente precisa ter um acompanhamento adequado e, em alguns casos, até buscar “um centro de referência para que tenha um tratamento interdisciplinar mais efetivo”, recomenda o médico.
O que causa a doença?
Wagner Nogueira explica que a causa da doença ainda é indefinida pela medicina e é “multivariada” entre as pessoas. “Existem fatores que podem contribuir para piora dos sintomas como um tratamento irregular, um diagnóstico mais tardio e uso inadequado dos medicamentos orientados”, esclarece.
Sobre o custo, ele explica que é oneroso devido aos anos de controle. “Os pacientes com a espondilite têm que ter um controle permanente da doença para alívio dos sintomas, maior qualidade de vida, e, dependendo da gravidade e do acometimento, existem medicamentos que realmente têm um alto custo ”, diz Nogueira.
Geralmente o tratamento mais caro é para pacientes de “alta complexidade”, pensando na melhor qualidade de vida dele. “É um tratamento que necessita de várias áreas da medicina, áreas também do diagnóstico, de continuidade curso de medicamento prolongado, o que faz com que seja também oneroso”, acrescenta.