Ouvindo...

Jane Birkin: conheça a atriz, cantora e ícone de moda que morreu aos 76 anos

Birkin também é mundialmente conhecida pela parceria musical e amorosa com Serge Gainsbourg

Jane Birkin

A atriz e cantora inglesa Jane Birkin morreu hoje (16), na França, aos 76 anos. De acordo com a mídia francesa, ela foi encontrada morta em casa, pelo seu cuidador.

Nascida em Londres, Birkin se tornou famosa na França, para onde se mudou nos anos 70. No país, a parceria profissional e amorosa com o francês Serge Gainsbourg a tornou conhecida por lá e também no restante do mundo. Conheça alguns fatos importantes da vida de Jane Birkin:

Parceria com Serge Gainsbourg

Jane Birkin e Serge Gainsbourg se conheceram no set de gravação do filme “Slogan”. De acordo com a BBC Inglesa, eles lançaram pouco tempo depois, em 1968, a música “Je t’aime... moi non plus”, que se tornou um hit internacional. A canção, que tem sons que remetem a relações íntimas, incomodou em muitos países. Há uma versão gravada com Brigitte Bardot, que também teve um relacionamento amoroso com Gainsbourg, mas a voz de Jane Birkin é considerada por muitos críticos a da versão icônica e definitiva da canção.

Ainda de acordo com a BBC, Birkin e Gainsbourg foram casados por 12 anos e mesmo depois de separados permaneceram amigos. Juntos, tiveram a filha Charlotte Gainsbourg, que é atriz e cantora de sucesso.

Ícone da moda

Basta escrever “Jane Birkin” no Google para encontrar as referências à moda. Diversas publicações de moda a consideram “atemporal”, misturando o que se convencionou chamar de “chic e elegante parisiense” com um pouco de leveza e diversão londrinos. Birkin, principalmente na juventude, se vestia com camisas brancas, tecidos de laise, muito jeans e acessórios de couro.

Ela, inclusive, inspirou e deu nome a uma bolsa da marca francesa Hermès, desejo de consumo de diversas fashionistas até hoje e um dos carros-chefes da marca.

Como surgiu a Birkin, bolsa ícone da Hermès

De acordo com o site da marca, Jane Birkin estava em um voo em 1984 junto com Jean-Louis Dumas, diretor executivo da Hermès, e se queixou de não conseguir encontrar uma bolsa que atendesse às suas necessidades. Na época, ela tinha se tornado mãe recentemente. Jean-Louis partiu imediatamente para o desenho, e fez o esboço de uma bolsa retangular, elegante e com espaço para as mamadeiras.

A partir daí, é história. Celebridades como Victoria Beckam, Pippa Middleton, Katie Holmes, Kim e Kourtney Kardashian já foram fotografadas com a bolsa, que não raro tem filas de espera na Hermès.

Carreira como atriz

De acordo com o IMDb (International Movie Database), a atriz participou de 95 produções como atriz. Entre elas, filmes clássicos como “Blow Up - Depois daquele beijo”, do diretor Michelangelo Antonioni, “Morte no Nilo”, baseado na obra de Agatha Christie e dirigido por John Guillermin e “Assassinato num Dia de Sol”, de Guy Hamilton.

Repercussão da morte

A BBC Inglesa publicou repercussões da morte na Europa. A embaixadora do Reino Unido na França, Menna Rawlings, publicou no Twitter que Birkin foi a “mais francesa das artistas britânicas”.

A ministra da Cultura da França, Roselyne Bachelot, afirmou ao canal de tv francês BFM TV que “a morte de Birkin é uma grande tristeza”.

Morta aos 76 anos

Ainda não se sabe a causa da morte de Jane Birkin. Ainda de acordo com a BBC, em setembro de 2021 a atriz teve um derrame, o que a forçou a cancelar uma participação em um festival de cinema.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.