Johnny Depp sempre se destacou como um ator diferenciado, de forte presença cênica e que faz questão de acentuar as palavras nos papéis que desempenha - geralmente associado a figuras pouco convencionais ou abertamente burlescas. O ator norte-americano, três vezes indicado ao Oscar e vencedor de um Globo de Ouro, está completando 60 anos nesta sexta (9). Aproveitamos a oportunidade para relembrar alguns dos principais filmes de uma carreira regada a sucessos.
‘Edward Mãos de Tesoura’
Primeiro filme da histórica parceria entre Johnny Depp e o diretor Tim Burton, não é exagero dizer que ‘Edward Mãos de Tesoura’ revelou o ator para o mundo. Nessa história surrealista e gótica, ao gosto de Burton, Johnny Depp dá vida a uma criatura que precisa conviver com uma estranha anomalia: suas mãos são feitas de tesoura. A fábula tece comentários ácidos acerca do preconceito e se tornou um clássico da Sessão da Tarde. O filme chegou aos cinemas brasileiros em 1990.
‘Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador’
Em ‘Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador’, Johnny Depp atua ao lado de outro futuro astro de Hollywood. Na trama, ele é o irmão mais velho do personagem de Leonardo DiCaprio, que convive com a condição de autismo. Dirigido por Lasse Hallstroom, esse drama de 1993 conta a história de uma família excêntrica que mora no interior dos Estados Unidos. Nesse turbilhão, Gilbert Grape, papel de Depp, tem que conviver com seus sonhos e as necessidades mais imediatas.
‘Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra’
Em 2003, Johnny Depp deu início à interminável saga da Disney com ‘Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra’. Na pele do Capitão Jack Sparrow, o ator provavelmente encontrou o papel de maior sucesso e maior identificação, inclusive junto ao público infantil, de toda a sua carreira cinematográfica. No longa-metragem, Depp compôs um pirata cheio de excentricidades, frívolo e vaidoso, pouco afeito a esforços, com o inegável carisma advindo dessa caricatura.
‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’
Décadas depois da famosa versão levada aos cinemas em 1971, com Gene Wilder no papel principal, coube a Johnny Depp reviver o exótico Willy Wonka na adaptação de ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’, que chegou aos cinemas em 2005. O filme levou para toda uma nova geração a história do mestre-sala de uma fábrica onde a pura delícia e o desejo poderão ter consequências nada agradáveis. O filme foi dirigido por Tim Burton e reafirmou a parceria com Johnny Depp.
‘Jeanne du Barry’
O mais recente filme de Johnny Depp é o primeiro estrelado pelo ator após ele ser inocentado das acusações de assédio contra a atriz, e sua ex-esposa, Amber Heard. ‘Jeanne du Barry’ tem direção da francesa Maïwenn, que também atua no longa-metragem. O enredo, de época, acompanha a história de Madame du Barry, que com ardis sedutores e uma inteligência acima da média, ambiciona subir na vida. Nesse ínterim, ela se apaixona pelo Rei Luís XV, personagem interpretado por Johnny Depp.