Ouvindo...

Johnny Depp completa 60 anos; Relembre os principais filmes do ator

Parceria com Tim Burton em clássicos como ‘Edward Mãos de Tesoura’ e ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ marcaram época

Johnny Depp se consagrou na pele do Capitão Jack Sparrow, de ‘Piratas do Caribe’, clássico da Disney

Johnny Depp sempre se destacou como um ator diferenciado, de forte presença cênica e que faz questão de acentuar as palavras nos papéis que desempenha - geralmente associado a figuras pouco convencionais ou abertamente burlescas. O ator norte-americano, três vezes indicado ao Oscar e vencedor de um Globo de Ouro, está completando 60 anos nesta sexta (9). Aproveitamos a oportunidade para relembrar alguns dos principais filmes de uma carreira regada a sucessos.

‘Edward Mãos de Tesoura’

Primeiro filme da histórica parceria entre Johnny Depp e o diretor Tim Burton, não é exagero dizer que ‘Edward Mãos de Tesoura’ revelou o ator para o mundo. Nessa história surrealista e gótica, ao gosto de Burton, Johnny Depp dá vida a uma criatura que precisa conviver com uma estranha anomalia: suas mãos são feitas de tesoura. A fábula tece comentários ácidos acerca do preconceito e se tornou um clássico da Sessão da Tarde. O filme chegou aos cinemas brasileiros em 1990.

‘Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador’

Em ‘Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador’, Johnny Depp atua ao lado de outro futuro astro de Hollywood. Na trama, ele é o irmão mais velho do personagem de Leonardo DiCaprio, que convive com a condição de autismo. Dirigido por Lasse Hallstroom, esse drama de 1993 conta a história de uma família excêntrica que mora no interior dos Estados Unidos. Nesse turbilhão, Gilbert Grape, papel de Depp, tem que conviver com seus sonhos e as necessidades mais imediatas.

‘Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra’

Em 2003, Johnny Depp deu início à interminável saga da Disney com ‘Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra’. Na pele do Capitão Jack Sparrow, o ator provavelmente encontrou o papel de maior sucesso e maior identificação, inclusive junto ao público infantil, de toda a sua carreira cinematográfica. No longa-metragem, Depp compôs um pirata cheio de excentricidades, frívolo e vaidoso, pouco afeito a esforços, com o inegável carisma advindo dessa caricatura.

‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’

Décadas depois da famosa versão levada aos cinemas em 1971, com Gene Wilder no papel principal, coube a Johnny Depp reviver o exótico Willy Wonka na adaptação de ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’, que chegou aos cinemas em 2005. O filme levou para toda uma nova geração a história do mestre-sala de uma fábrica onde a pura delícia e o desejo poderão ter consequências nada agradáveis. O filme foi dirigido por Tim Burton e reafirmou a parceria com Johnny Depp.

‘Jeanne du Barry’

O mais recente filme de Johnny Depp é o primeiro estrelado pelo ator após ele ser inocentado das acusações de assédio contra a atriz, e sua ex-esposa, Amber Heard. ‘Jeanne du Barry’ tem direção da francesa Maïwenn, que também atua no longa-metragem. O enredo, de época, acompanha a história de Madame du Barry, que com ardis sedutores e uma inteligência acima da média, ambiciona subir na vida. Nesse ínterim, ela se apaixona pelo Rei Luís XV, personagem interpretado por Johnny Depp.