Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro: Pedro Martins revela que Pezzolano quase permaneceu no clube

Diretor de futebol comentou, ainda, sobre a data em que Pezzolano definiu a saída do Cruzeiro

Pezzolano definiu saída após a derrota para o Pouso Alegre, no Independência

Diretor de futebol do Cruzeiro, Pedro Martins revelou, nesta segunda-feira (20), que a procura pelo substituto de Paulo Pezzolano começou há cerca de um mês.

No dia 7 de fevereiro, o clube celeste foi derrotado pelo Pouso Alegre, por 1 a 0, no Independência, e a diretoria entendeu que era necessário promover uma mudança no comando técnico. A partida foi válida pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro.

“Existia a possibilidade do Pezzolano ficar. Enquanto teve a possibilidade do Pezzolano ficar, não fomos ao mercado. Depois do jogo do Pouso Alegre, sacramentamos a decisão, e aí a gente partiu para o mercado”, afirmou Pedro Martins em coletiva nesta segunda (20), na Toca.

Despedida de Pezzolano

Na entrevista, o dirigente da Raposa também comentou sobre o processo de despedida de Pezzolano na Toca. Segundo ele, o uruguaio havia pedido para deixar o Cruzeiro há alguns meses.

“No ano passado, renovamos o contrato do Pezzolano. Durante o ano passado, ele foi nos passando onde queria chegar, as suas metas e que o ciclo poderia se encerrar. A gente explicou a importância dele para o projeto. Em dezembro, ele deixou claro mais uma vez que queria sair e não se enxergava no Cruzeiro durante a próxima temporada”, ponderou.

Fim da linha

De acordo com Pedro Martins, a saída de Paulo Pezzolano foi tomada em comum acordo após a derrota para o Pouso Alegre. Na ocasião, o staff de Ronaldo definiu que o clube precisava ir ao mercado para buscar um novo treinador.

“Conseguimos ganhar mais tempo. As semanas se passaram, começamos o Mineiro e, no jogo contra o Pouso Alegre, enxergamos uma mudança. Ali, se encerrava o ciclo. Ele já não estava de corpo e alma no projeto. Estava se entregando muito, mas o clube precisava olhar pra frente e procurar um novo treinador”, concluiu.

Substituto de Pezzolano

Para o lugar de Pezzolano, o Cruzeiro anunciou o técnico português Pepa, de 42 anos.

De acordo com o clube, o vínculo vai até o fim de 2023. Ele desembarcará em Belo Horizonte na manhã de quinta-feira (23), quando será apresentado aos jogadores e iniciará a preparação para as estreias na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro.

Comissão técnica de Pepa

Pepa chegará ao Cruzeiro com sua comissão técnica. São eles os auxiliares Samuel Correia e Hugo Silva, o preparador físico Pedro Oliveira, além do analista Pedro Azevedo.

Ex-jogador, Pepa defendeu a camisa do Benfica no fim da década de 90, mas abandonou os gramados ainda jovem, aos 26 anos, em função de uma série de lesões.

Carreira de Pepa como técnico

Pepa iniciou sua carreira à beira do campo também no Benfica, em 2007, quando exerceu a função de auxiliar. Por lá ficou até 2013, quando aceitou convite para comandar o Sanjoanense, da 4ª divisão de Portugal.

O novo comandante do Cruzeiro ainda passou por Moreirense, Feirense e Tondela. Seu trabalho mais destacado foi no Paços de Ferreira, também daquele país, entre 2019 e 2021, quando classificou o clube para a fase de qualificação da UEFA League.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.