Sete vezes campeão brasileiro, o Corinthians aposta em uma solução caseira para a próxima edição do Campeonato Brasileiro. Após a saída polêmica saída do técnico português Vitor Pereira, Fernando Lázaro foi o escolhido para dirigir o time paulista nesta temporada.
O ‘novo’ treinador, que trabalhou como auxiliar do clube por muitas temporadas, foi mantido no cargo mesmo após a eliminação para o Ituano, nas quartas de final do Campeonato Paulista.
Com jogadores experientes, como Cássio, Fagner, Gil, Fábio Santos, Paulinho e Renato Augusto, o Timão divide as atenções entre o torneio nacional e a Copa Libertadores.
A última conquista dos paulistas na Série A foi em 2017, sob o comando de Fábio Carille. Em 2023, a dupla de ataque formada por Yuri Alberto e Róger Guedes é a esperança de gols.
Nome do clube: Sport Club Corinthians Paulista
Posição no último Brasileiro: 4º colocado
Desempenho no Estadual 2023: eliminado nas quartas de final para o Ituano (13 jogos, 6 vitórias, 5 empates e 2 derrotas - 58,9% de aproveitamento)
Técnico: Fernando Lázaro
Artilheiro em 2023: Róger Guedes (10 gols)
Destaque: Renato Augusto
Principais reforços para o Brasileiro: Matheus Bidu (lateral-esquerdo), Romero (atacante) e Barletta (atacante). O Corinthians também acertou a permanência de Yuri Alberto (atacante) em definitivo.
Elenco do Corinthians
Goleiros: Cássio, Carlos Miguel e Matheus Donelli
Zagueiros: Murilo, Balbuena, Caetano, Gil e Bruno Méndez
Laterais: Fagner, Rafael Ramos, Fábio Santos e Matheus Bidu
Meio-campistas: Matheus Araújo, Cantillo, Du Queiroz, Fausto Vera, Maycon, Giuliano, Paulinho, Renato Augusto, Roni e Ruan Oliveira
Atacantes: Barletta, Adson, Gustavo Silva, Júnior Moraes, Giovane, Romero, Róger Guedes e Yuri Alberto
Análise de jornalista local
Luis Fabiani, correspondente da Itatiaia em São Paulo:
O Corinthians passou longe de se manter regular nos quatro primeiros meses do ano, algo que a própria campanha da equipe no Paulista ilustra bem. O mesmo time que venceu o São Paulo no Morumbi, e dominou o Palmeiras em Itaquera, foi eliminado em jogo melancólico contra o Ituano ainda nas quartas de final da competição.
Ao todo, o grande desafio da equipe é manter um bom nível na ausência do Renato Augusto, o que será realidade ao menos nas dez primeiras rodadas do Brasileirão. Neste momento, reforços parecem descartados pela diretoria, o que deixa o elenco de Fernando Lázaro ainda mais exposto para o restante do ano.
Qual será a briga do Corinthians na Série A?
Palpite dos comentaristas da Itatiaia:
Edu Panzi: briga por Libertadores
Emerson Romano: briga por Libertadores
Léo Figueiredo: briga por Libertadores
Heverton Guimarães: briga por Libertadores
Alê Oliveira: briga por Libertadores
Nathália Fiuza: briga por Libertadores
Alexandre Simões: briga por Libertadores