Por alguns instantes, o Uruguai era um dos classificados às oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. Porém, a Coreia do Sul, que virou para cima de Portugal -- 2 a 1 -- encerrou as esperanças da Celeste Olímpica, que venceu Gana por 2 a 0, mas está eliminada do Mundial. Os gols uruguaios foram marcados por Arracaeta, ex-Cruzeiro, e atualmente no Flamengo.
Lanterna do grupo antes do início da rodada, o Uruguai, com a vitória, chegou aos quatro pontos, ultrapassando a própria Seleção de Gana (3) e igualando a pontuação da Coreia do Sul, que passa às oitavas nos critérios de desempate (gols pró: 4 contra 2).
Com a eliminação do Uruguai, a Coreia do Sul, que fica na segunda colocação do Grupo H, pode ser a adversária do Brasil, caso a Seleção Brasileira avance em primeiro lugar no Grupo G.
O jogo
O Uruguai precisava da vitória e partiu logo para cima de Gana. Apesar do domínio uruguaio, foram os ganeses que tiveram a primeira chance de gol, em cobrança de pênalti. Porém, André Ayew bateu e o goleiro Rochet defendeu.
Logo depois, Arrascaeta abriu o placar, após chute de Suárez, no rebote. Ainda na primeira etapa o ex-jogador do Flamengo, e ex-Cruzeiro, fez mais um com um chutaço.
No segundo tempo, mais pressão uruguaia em busca do gol. Com os 2 a 0 o time uruguaio estava nas oitavas da Copa até o fim da partida. Porém, já nos acréscimos do segundo tempo do jogo com Portugal, a Coreia do Sul virou a partida e acabou desesperando o Uruguai, que vai embora do Mundial.