Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul, deixaram quase 30 mil pessoas fora de suas casas e nos últimos dias trouxeram devastação e desespero para muitas pessoas. A enxurrada atingiu não só a população, mas também os animais. Em Porto Alegre, o Gabinete da Causa Animal, resgatou 69 cães das ilhas atingidas pelos desastres das chuvas.
Voluntários e o Poder Público tem ajudado na causa animal e se uniram para o resgate dos bichinhos. Outros 21 animais estão em abrigos com seus tutores e todos resgatados foram encaminhados para a Unidade de Saúde Animal Victoria, na Lomba do Pinheiro e para um abrigo na cidade.
Segundo a Defesa Civil do estado, já são mais de 175 municípios atingidos. Na região das ilhas, quase 2 mil pessoas estão desabrigadas. O nível da água do rio Guaíba, que atingiu 3,39 metros, é o mais alto registrado desde 1941, ilustrando a magnitude sem precedentes deste desastre natural.
Em Canoas, a Secretaria de Bem-Estar Animal da Prefeitura atua desde o fim de semana na retirada de animais de estimação das regiões alagadas. Em Nova Santa Rita, as equipes da prefeitura também se mobilizaram no resgate dos bichos.