Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Hemominas alerta para baixo nível de estoque de sangue; confira

Começa nesta segunda feira a programação especial da Semana Nacional de Doação de Sangue

Sangues do tipo O estão com estoque em estado crítico

Sangues do tipo O estão com estoque em estado crítico

Adair Gomez | Agência Minas

A Fundação Hemominas deu início, nesta segunda-feira (20), à programação especial da Semana Nacional de Doação de Sangue, para comemorar o Dia do Doador, comemorado neste sábado (25).

A ação é uma forma de chamar mais pessoas a doarem sangue e ajudar a salvar vidas. As doações podem ser feitas sem necessidade de agendamento presencial, que pode ser feito pela internet, e os doadores que não puderem comparecer durante a semana também encontrarão unidades abertas no sábado.

Segundo o analista da assessoria de captação e cadastro da Fundação Hemominas, Thiango Sandô, os estoques estão abaixo do adequado, principalmente nestas últimas semanas, em função da onda de calor que atingiu Belo Horizonte e outras regiões de Minas.

“Enfrentamos uma queda mais ligada às questões climáticas, o estado de Minas tem passado por uma onda de calor muito grande e isso faz com que as pessoas fiquem mais em casa para evitar o sol e isso ocasionou uma baixa nos estoques”, alerta.

Além disso, relatou que as pessoas tentem dedicar um tempo para aproveitar a programação especial e realizar esse gesto que pode salvar vidas.

“A gente tem enfrentado uma queda desde o fim da pandemia que tem se mantido, principalmente o RH negativo, mas a gente também chama atenção pelo O- e o O+, a gente pede a toda população que aproveite a semana do doador, a programação especial que estamos preparando e venha realizar esse gesto que salva vidas”, completa.

Estoques de sangue

Segundo atualização da situação dos estoques de sangue, divulgados pela Hemominas nesta segunda-feira (20), cinco tipos sanguíneos estão em níveis críticos. Confira

  • O+: crítico

  • O-: crítico

  • A+: crítico

  • A-: crítico

  • B+: adequado

  • B-: crítico

  • AB+: estável

  • AB-: crítico

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em parceria com a Fundação Hemominas, promove, nesta terça-feira (21), a partir das 9h uma ação de captação de sangue com participação de alunos em formação na Academia de Bombeiros Militar.

O mutirão faz parte da Semana Nacional de Doação Voluntária e contará com até 70 alunos doaroes em função da queda da quantidade de sangue dos estoques com a chegada do fim do ano e feriados.

O volume de sangue coletado na ação poderá atender até 280 adultos ou 840 crianças.

Serviço

Mutirão de doação de sangue dos Bombeiros

Data: 21/11/2023 (terça-feira)

Horário: 9h às 12h

Local: Academia de Bombeiros Militar - Avenida Santa Rosa, número 10, bairro São Luiz, Belo Horizonte (MG)

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.
Leia mais