Ouvindo...

Viaduto Oscar Niemeyer, na Pampulha, será fechado para obras a partir desta segunda-feira

Obra vai provocar mudanças na circulação de veículos e nos pontos de ônibus

Manta de fibra será aplicada em parte do elevado

O viaduto Oscar Niemeyer, localizado na Avenida Pedro Primeiro, ao lado da estação Pampulha, vai passar por obras de manutenção a partir das 9h desta segunda-feira (22). O elevado será totalmente fechado para realização das obras, que devem durar até sexta-feira (26).

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), foi identificada a necessidade de troca dos aparelhos de apoio da estrutura. Os trabalhos incluem a aplicação de uma manta de fibra de carbono.

A PBH explica que aparelhos de apoio ‘são dispositivos que fazem a transição entre as estruturas de uma construção. A utilização deles é necessária porque quando duas peças estruturais se apoiam uma sobre a outra, elas podem girar (rotação) ou deslizar (translação) uma em relação à outra’.

O viaduto Oscar Niemeyer faz a ligação entre as ruas Cheik Nagib Assrauy, no bairro Itapoã, e Mário Jofre de Freitas, no bairro Jardim Atlântico, e fica na mesma região onde o viaduto Batalha do Guararapes caiu, em 2014, e atingiu um micro-ônibus, um carro e dois caminhões. Hanna Cristina dos Santos, de 24 anos, e Charlys Frederico Moreira do Nascimento, de 25, morreram e outras 23 pessoas ficaram feridas.

Trânsito

Os veículos que seguem na avenida Portugal (sentido B. Céu Azul - bairro São Bernardo) ao passarem ao lado da Estação Pampulha em direção ao bairro São Bernardo ou Venda Nova, serão direcionados para a rua Cheik Nagib Assarauy, realizando o seguinte trajeto:

Avenida Portugal, rua Cheick Nagib Assarauy, avenida D. Pedro I, avenida Otacílio Negrão de Lima, Alemada das Latânias, Alemada das Acácias, Santa Rosa (sentido bairro), avenida Presidente Antônio Carlos (sentido bairro), Alças de acesso à avenida Portugal após a Barragem da Pampulha, avenida Portugal.

Ônibus

As linhas alimentadoras 644, 617, 712, 717, 718, 719 que atendem a Estação Pampulha e trafegam pelo Viaduto Oscar Niemeyer sairão pelo portão lateral de contingência da estação. Apenas a linha 719 terá alteração de itinerário:

Linha 719: Estação Pampulha, avenida Portugal, Alça de acesso à avenida D. Pedro I(sentido Venda Nova), rua Sãozinha Baggio Coutinho, rua Irlanda, rua São Miguel, rua Maria Moreira Reis.

A linha Suplementar S55 (Santa Mônica) será autorizada a acessar a plataforma alimentadora da Estação Pampulha apenas de passagem, sem embarque ou desembarque, saindo em seguida pelo portão lateral da estação. A medida é importante para não ter atrasos na realização das viagens.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.