Ouvindo...

Operação da PM da Bahia termina com dois policiais e quatro suspeitos mortos

Operação começou após o assassinato de um policial militar; a polícia baiana é a mais letal do país




Uma operação da Polícia Militar da Bahia deixou dois policiais e quatro suspeitos mortos em Santa Maria da Vitória (BA). Tudo começou com o assassinato do policial Elias de Souza França. Ele foi morto a tiros na manhã de domingo (3), em uma casa de festas. Ele foi socorrido, mas teve a morte constatada no hospital.

A Bahia é o estado com maior número absoluto de mortes em ações policiais

Após a morte do PM, uma operação foi em busca dos suspeitos do crime. Um suspeito foi baleado e morreu, ainda na manhã de domingo. À tarde, outro suspeito foi preso e entregou a localização dos demais envolvidos na morte do policial.

Na busca pelos suspeitos, o policial João Paulo Fernandes Batista foi baleado e morto. Outros dois suspeitos também morreram. À noite, o último suspeito foi encontrado morto. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado, ele morreu “após revide de policiais”.

Polícia baiana é a mais letal do país

A Bahia é o Estado com maior número absoluto de mortes em ações policiais, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No ano passado, 1.464 pessoas foram mortas em confronto com a polícia baiana.

Neste ano, o Instituto Fogo Cruzado contabilizou 72 mortes e 13 feridos em operações policiais na Bahia. O governo estadual não divulgou o número oficial.

O crescimento vai na contramão da tendência observada no Brasil. No balanço nacional, mostra o Anuário do Fórum de Segurança, os indicadores de letalidade policial registraram queda entre 2021 e o ano passado, de 6.524 para 6.430.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.