O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) investiga um caso de doença da “Vaca Louca”. A pasta não informou onde a suspeita teria sido detectada, mas de acordo com o jornal Valor Econômico, o doença teria sido detectada em um município do Pará, em um animal de idade já avançada.
“A suspeita já foi submetida a análise laboratorial para a confirmação ou não e, a partir do resultado, serão aplicadas imediatamente as ações cabíveis”, informa o Mapa em nota.
Os últimos casos de vaca louca registrados no Brasil ocorreram em 2021, em Minas Gerais e no Mato Grosso. Na ocasião, os casos foram atípicos, mas provocaram a interrupção da importação de carne bovina brasileira pela China, maior comprador, por três meses. Até hoje, o Brasil não registrou casos da versão “clássica” da doença.
O mal da vaca louca é uma doença degenerativa também chamada de encefalite espongiforme bovina. As proteínas modificadas consomem o cérebro do animal, tornando-o comparável a uma esponja.
Confira a nota completa
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informa que, acerca do caso suspeito de Encefalopatia Espongiforme Bovina (Mal da “vaca louca”), todas as medidas estão sendo adotadas pelos governos.
A suspeita já foi submetida a análise laboratorial para a confirmação ou não e, a partir do resultado, serão aplicadas imediatamente as ações cabíveis.