O Botafogo voltou a vencer na Série A do Campeonato Braileiro. Neste domingo (8), a equipe bateu o Fluminense, no Maracanã, por 2 a 0, encerrando um jejum de quatro jogos e respirando na ponta da competição. Em um primeiro tempo avassalador, Júnior Santos e Tiquinho Soares garantiram o triunfo para o Glorioso.
Este foi o primeiro jogo do Alvinegro com a dupla Lúcio Flávio e Joel Carli no comando. Sem Bruno Lage, o Botafogo já mostrou sinais de reação novamente e segue sua escalada rumo ao título brasileiro. Ao Tricolor, a quebra de uma invencibilidade de 26 jogos como mandante.
Dispara, Glorioso!
Com a vitória, o Botafogo chegou aos 55 pontos e encerrou a sequência de quatro jogos sem vencer na Série A do Campeonato Brasileiro. O Glorioso depende só das próprias forças para voltar a ser campeão nacional depois de 28 anos.
O Fluminense, focado na final da Copa Libertadores, só pensa em pegar uma vaga no G6 para garantir vaga na competição do ano que vem, caso não vença a final. O Tricolor estaciona nos 41 pontos e segue na briga.
Líder de volta ao normal
Que primeiro tempo do Botafogo. Esse é o líder do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro não teve pena de encurralar o Fluminense, mesmo no Maracanã, casa tricolor e que pouco sabe o que é perder. Na verdade, só sabia para o próprio Glorioso em 2023 como mandante.
Em dois minutos, aos 19 e 21, o Botafogo avassalador abriu 2 a 0 de forma predominante. Isso já desperdiçado boas oportunidades. O primeiro gol foi de Junior Santos, aproveitando passe magistral de Tchê Tchê. Driblou Fábio e mandou para o gol.
Depois, Tiquinho Soares mostrou porque é o artilheiro do Brasileiro, agora com 15 gols. Após dominar errado, teve talento e qualidade para tocar de esquerda por cobertura. Um gol fantástico, de uma equipe que começou a relembrar porque é líder absoluto do torneio.
Deboche com Ganso
Substituído no intervalo, o camisa 10 do Fluminense não vive seus melhores dias. Ao ser anunciado no intervalo que deixou o gramado para a entrada de Lima, a torcida tricolor aplaudiu em tom irônico a saída do jogador. Realmente, desde que voltou de lesão, ele ainda não conseguiu reencontrar o seu melhor futebol.
Fábio histórico
O clássico colocou o goleiro Fábio cada vez maior na história do futebol mundial. Confirmado entre os titulares, o camisa 1 do Fluminense chegou aos 1286 jogos como profissional, se igualando a Paul Bastock, ex-goleiro inglês, como o segundo jogador com mais jogos na história do futebol.
Na próxima rodada o arqueiro se isola na segunda posição. O primeiro é Peter Shilton, também goleiro inglês, que atuou em 1387 jogos. Lembrando que o camisa 1 tricolor tem vínculo até dezembro de 2025.
Muita transpiração e pouca inspiração
Fernando Diniz modificou o Fluminense ainda no primeiro tempo, mas com o Botafogo já com 2 a 0 no placar, o Tricolor não teve forças para encontrar os melhores caminhos.
Com a ótima vantagem e linhas mais altas, o Glorioso seguiu apostando em contra-ataques, enquanto o Flu, sem acelerar o jogo, buscava seu gol ao estilo ‘Dinizismo’, com muita posse e toque de bola.
É freguês?
Historicamente, o Fluminense tem mais vitórias (147 a 128), mas 2023 é para ser esquecido quando o rival é o Botafogo. O Glorioso venceu os três jogos na temporada, sendo dois no Maracanã. Inclusive, as únicas duas derrotas do Flu como mandante na temporada foram para o rival.
O novo triunfo do Botafogo também encerra uma série de 26 jogos sem perder como mandante do Tricolor. Foi a primeira derrota em casa na Série A do Campeonato, após um ano sem saber o que é perder.
Próximos jogos
Após a pausa para a Data Fifa, o Fluminense volta a campo no mesmo Maracanã, desta vez diante do Corinthians, no dia 18, às 21h30 (de Brasília). No primeiro turno, o Tricolor foi derrotado pelos paulistas por 2 a 0, em Itaquera.
O Botafogo joga um dia antes, no dia 17, fora de casa, contra o América, às 20h (de Brasília), no Independência. Jogando no Nilton Santos, o Glorioso bateu o Coelho, que está na zona de rebaixamento, por 2 a 0.
Fluminense 0x2 Botafogo
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier (Yoni González), Nino, Marlon (Alexsander) e Marcelo (Leo Fernández); André, Paulo Henrique Ganso (Lima) e Arias; Keno (Diogo Barbosa), John Kennedy e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Botafogo
Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas (Danilo Barbosa), Tchê Tchê (Gabriel Pires) e Eduardo; Júnior Santos (Luís Henrique), Victor Sá (Carlos Alberto) e Tiquinho Soares (Hugo). Técnico: Lúcio Flávio.
Gols: Júnior Santos (19 min 1ºT), Tiquinho Soares (21 min 1ºT) para o Botafogo;
Cartões amarelo: Keno, john Kennedy (FLU); Tchê Tchê, Marlon Freitas (BOT)
Cartão Vermelho: Nenhum
Data e horário: domingo, 8 de outubro de 2023, às 16h (de Brasília)
Local: Maracanã. Rio de Janeiro (RJ)
Motivo: Jogo válido pela 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares:Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Maira Mastella Moreira (RS)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa/SP)