Ouvindo...

Basquete: técnico do Minas comenta ausência de brasileiros em disputas internacionais

Técnico do time de basquete do Minas falou sobre ausência de brasileiros em competições sul-americanas

Léo Costa, técnico do Minas, comentou sobre ausência em competições internacionais

O basquete brasileiro vive um momento turbulento administrativo. Por desentendimentos entre a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e a Liga Nacional de Basquete (LNB), os clubes brasileiros estão impedidos de disputar competições sul-americanas. O Minas, que disputaria a Liga Sul-Americana, ficou sem vaga. O técnico do time, Léo Costa, comentou a situação.

“Claro que todo atleta, treinadores, todos da comissão têm vontade de participar de uma competição internacional. Para o clube, a instituição, tem um peso muito grande a participação em torneios neste porte. Hoje, foge um pouco das nossas mãos, está em outra esfera de conversa”, disse, em entrevista exclusiva à Itatiaia.

O técnico do time mineiro pontuou a importância de focar no trabalho diário junto do elenco. Léo Costa revelou conversa com os atletas sobre o tema.

“A gente tem que continuar fazendo nosso trabalho no dia a dia, construção da equipe, para se colocar na melhor condição possível para os campeonatos que a gente puder disputar, disputar em alto nível. Desde o início falei com os jogadores: vamos focar no que está em nosso controle. É o trabalho diário e ganhar o melhor ritmo possível, o quanto antes, para as disputas que vamos participar”, afirmou.

A porta para disputa de competições internacionais não está totalmente fechada. Ainda existe a possibilidade de uma composição para os clubes brasileiros enfrentarem rivais sul-americanos.

“Esperando ainda as decisões, se vai ter algum brasileiro na Champions, na Sul-Americana. A partir do momento que tiver decidido 100% a gente vê o que a gente vai poder disputar”, comentou o treinador.

Indefinição no basquete nacional

O esporte nacional vive um momento institucional tenso. No dia 29 de junho, a Confederação retirou a chancela de campeonato nacional do Novo Basquete Brasil, competição organizada pela LNB.

Fiba, LNB e CBB realizaram algumas reuniões para tentar dar fim ao problema institucional. A Federação Internacional marcou uma reunião virtual após a realização da Copa do Mundo para, novamente, tentar solucionar a situação.

A Fiba divulgou participantes da próxima Liga Sul-Americana e não incluiu nenhum brasileiro na disputa. O torneio é o segundo maior em termos de relevância no continente, atrás da Champions League Américas.

O Cruzeiro, campeão do torneio organizado pela CBB, contava com a vaga na competição. A diretoria da equipe emitiu nota criticando o movimento por parte da Fiba.

O NBB está planejado para começar em outubro com 19 times confirmados. Será o 16º torneio organizado pela LNB. Recentemente, a Liga fechou um novo patrocínio com a Caixa Econômica Federal.

O torneio, organizado pela CBB, ainda não tem data definida. Em agosto, a entidade apresentou um novo modelo de competição previsto para iniciar em novembro. Não há informações sobre número de participantes ou forma de disputa.

Não há impedimento para os clubes participarem dos dois torneios.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.
Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.