Ouvindo...

Basquete: Brasil é superado pela Espanha e terá decisão em último jogo da Copa do Mundo

Brasil foi superado pela Espanha, atual campeã do mundo, em jogo pela Copa do Mundo de Basquete

Brasil não conseguiu bater a Espanha, atual campeã mundial

O Brasil foi superado pela Espanha por 96 a 78 nesta segunda-feira (28), em jogo válido pela segunda rodada da primeira fase da Copa do Mundo de Basquete. A partida foi disputada em Jacarta, na Indonésia.

A equipe brasileira precisa da vitória para se classificar para a segunda fase do torneio. A Espanha, com duas vitórias, está garantida na sequência da disputa.

O próximo jogo do Brasil será na quarta-feira (30) contra a Costa do Marfim, às 6h45 (de Brasília). A Espanha enfrentará o Irã, no mesmo dia e horário. Os jogos serão os últimos da primeira fase do torneio.

Os dois primeiros do grupo avançam à próxima fase do Mundial. O torneio dá duas vagas às seleções das Américas para Paris-2024 - o restante disputará o Pré-Olímpico, no ano que vem, que dá mais quatro lugares na Olimpíada.

O Brasil teve dificuldades no aproveitamento da bola de três e errou em excesso. A Espanha, bem ofensivamente, puniu os erros e confirmou o favoritismo no jogo.

Homenagem

Antes do início do jogo, a equipe brasileira exibiu a camisa do armador Raulzinho durante a execução do hino nacional. O jogador sofreu uma ruptura total do tendão patelar do joelho direito e foi cortado da competição.

O jogo

O primeiro quarto foi equilibrado. Nenhuma das equipes conseguiu se distanciar na liderança. O Brasil viu boas atuações de Bruno Caboclo (7 pontos e 2 rebotes) e Yago (5 pontos e 3 rebotes). O pivô Willy Hernangomez foi destaque com seis pontos. Ao fim dos primeiros dez minutos, Brasil liderou por 22 a 21.

O começo do segundo quarto foi de desatenção do Brasil. A Espanha voltou mais ligada e chegou a abrir 34 a 28. O bom momento ofensivo fez com que a Espanha abrisse dez pontos de vantagem. No final do segundo quarto, o placar apontava 50 a 42 para a Espanha.

O início do terceiro quarto foi semelhante ao primeiro período do jogo. O equilíbrio deu o tom da partida e a diferença de pontos ficou estagnada em dez pontos.

O Brasil seguiu com dificuldades para pontuar e via a Espanha aproveitar os erros. Com uma leve crescente nos minutos finais, o terceiro quarto acabou em 64 a 59 para a Espanha.

O último quarto viu um Brasil muito nervoso. A Espanha aproveitou e chegou a colocar 20 pontos de vantagem. No fim, vitória dos europeus por 96 a 78.

Destaques da partida

Espanha

Santi Aldama: 15 pontos, 4 rebotes e 2 assistências
Willy Hernangomez: 14 pontos, 5 rebotes e 4 assistência

Brasil

Bruno Caboclo: 15 pontos, 11 rebotes e 2 assistências
Yago Santos: 14 pontos, 6 rebotes e 3 assistências

Motivo: segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo de Basquete
Local: Arena Indonésia, em Jacarta-IDN
Data e horário: 28 de agosto de 2023 (segunda-feira), às 10h30 (de Brasília)
Transmissão: ESPN 2 (TV fechada) e Star+ (streaming por assinatura)

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.