O meia İlkay Gündoğan, de 32 anos, está de casa nova. O alemão assinou contrato para defender o Barcelona até junho de 2025. Ele chega sem custos, uma vez que estava livre no mercado após fim do vínculo com o Manchester City-ING, clube que defendeu por sete temporadas.
“Olá culés. Estou feliz em me juntar ao Barça, animado para a nova jornada e ansioso para encontrar logo com vocês”, disse em um vídeo curto divulgado pelo clube espanhol. Gundogan era uma das prioridades do Barcelona na atual janela de transferências e um pedido do técnico Xavi.
O jogador rejeitou propostas do Arsenal e também da Arábia Saudita para fechar com os blaugranas. Acredita-se que, por ano, ele receberá algo em torno de 9 milhões de euros (quase R$ 47 milhões).
A multa rescisória é de 400 milhões de euros (R$ 2 bilhões). No contrato também há opção de renovação por mais um ano.
Saída do City
O meia deixa o City após a temporada mais vitoriosa da carreira. Ele foi titular e peça importante da equipe que conquistou a Premier League, Copa da Inglaterra e Liga dos Campeões da Europa. Gundo denfedeu os citizens em 304 jogos com 60 gols marcados e 14 troféus conquistados.
Em texto divulgado pelo site The Players’ Tribune, ele afirmou que a despedida do grupo de jogadores na Inglaterra foi emocionante. Para ele, o momento mais difícil foi falar com Guardiola, técnico do clube inglês, que deixaria a equipe.
“Uma das ligações mais difíceis que fiz foi para dizer a Pep que iria embora. Tudo que eu poderia falar era obrigado. Não apenas por essa temporada, por todos os troféus, mas por me contratar”, afirma em trecho do texto.
O acordo entre Borussia Dortmund-ALE e Manchester City estava pronto quando o jogador machucou o joelho. O atleta precisou passar por uma cirurgia e, mesmo assim, Guardiola bancou a contratação de Gundogan.