O Bahia vive um momento especial no Campeonato Brasileiro. Pela primeira vez, a equipe alcançou uma sequência de três triunfos consecutivos, distanciando-se da zona de rebaixamento. E muito desse bom momento vivido pelo Esquadrão é relativo à evolução de um setor em especial: o ataque. Em alta no returno do Brasileirão, o Tricolor é a equipe que mais marcou gols nesse recorte: 19 em nove jogos.
A quantidade de gols é tão expressiva que abre uma margem de seis à frente dos quatro times que vêm com o segundo melhor ataque nesse período, com 13 gols marcados - casos do Bragantino, Vasco, Athletico-PR e Internacional.
Paralelamente a isso, chama a atenção o comparativo do Bahia do primeiro turno e o Bahia do segundo. Nos 19 jogos de ida, o Bahia marcou 18 gols. Um a menos que a produção do ataque em metade do segundo turno. Os jogadores que marcaram gols do Bahia neste returno foram:
3 gols - Everaldo, Rafael Ratão e Biel;
2 gols - Ademir;
1 gol - Gilberto, Kanu, Rezende, Vitor Hugo, Vinicius Mingotti, Cauly, Thaciano, Camilo Cándido.
Vale destacar que, no período, o Esquadrão teve alto número de gols em três oportunidades, diante do Bragantino (4 a 0), na Arena Fonte Nova, e contra o Coritiba (2 a 4) e o Goiás (4 a 6), como visitante.
Nesses dois últimos jogos, o Bahia já tinha o técnico Rogério Ceni como treinador. Ele assumiu a equipe a partir da 23ª rodada, no triunfo diante do Coxa. Com ele, o Bahia venceu quatro partidas e perdeu duas. No período, o ataque marcou 14 gols.
Com os êxitos consecutivos diante do Goiás, Internacional e, por fim, Fortaleza, o Bahia deixou a 18ª posição, na zona de rebaixamento, para alcançar o atual 13º posto, o último que garante classificação à Copa Sul-Americana.
O próximo compromisso do Bahia será enfrentar o Cruzeiro, nesta quarta-feira (25), no Mineirão.