Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Bahia no WhatsApp

Bahia dispara como melhor ataque do returno do Brasileirão; veja números

Com 19 gols em nove jogos no returno, Esquadrão já faz mais gols do que nos 19 jogos do primeiro turno do Campeonato Brasileiro

Rafael Ratão, atacante do Bahia

O Bahia vive um momento especial no Campeonato Brasileiro. Pela primeira vez, a equipe alcançou uma sequência de três triunfos consecutivos, distanciando-se da zona de rebaixamento. E muito desse bom momento vivido pelo Esquadrão é relativo à evolução de um setor em especial: o ataque. Em alta no returno do Brasileirão, o Tricolor é a equipe que mais marcou gols nesse recorte: 19 em nove jogos.

A quantidade de gols é tão expressiva que abre uma margem de seis à frente dos quatro times que vêm com o segundo melhor ataque nesse período, com 13 gols marcados - casos do Bragantino, Vasco, Athletico-PR e Internacional.

Paralelamente a isso, chama a atenção o comparativo do Bahia do primeiro turno e o Bahia do segundo. Nos 19 jogos de ida, o Bahia marcou 18 gols. Um a menos que a produção do ataque em metade do segundo turno. Os jogadores que marcaram gols do Bahia neste returno foram:

  • 3 gols - Everaldo, Rafael Ratão e Biel;

  • 2 gols - Ademir;

  • 1 gol - Gilberto, Kanu, Rezende, Vitor Hugo, Vinicius Mingotti, Cauly, Thaciano, Camilo Cándido.

Vale destacar que, no período, o Esquadrão teve alto número de gols em três oportunidades, diante do Bragantino (4 a 0), na Arena Fonte Nova, e contra o Coritiba (2 a 4) e o Goiás (4 a 6), como visitante.

Nesses dois últimos jogos, o Bahia já tinha o técnico Rogério Ceni como treinador. Ele assumiu a equipe a partir da 23ª rodada, no triunfo diante do Coxa. Com ele, o Bahia venceu quatro partidas e perdeu duas. No período, o ataque marcou 14 gols.

Em evolução e com o ataque afiado, o Bahia é o terceiro colocado do returno, com 16 pontos (cinco triunfos, um empate e três derrotas). O Tricolor apenas não pontuou mais do que o Flamengo (18) e o Bragantino (20) - à frente, inclusive, do líder geral, o Botafogo (12), e de forças como o Palmeiras (13) e o Athletico-PR (14).

Com os êxitos consecutivos diante do Goiás, Internacional e, por fim, Fortaleza, o Bahia deixou a 18ª posição, na zona de rebaixamento, para alcançar o atual 13º posto, o último que garante classificação à Copa Sul-Americana.

O próximo compromisso do Bahia será enfrentar o Cruzeiro, nesta quarta-feira (25), no Mineirão.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.