Mesmo antes de receber a primeira partida oficial de futebol, marcada para este domingo (27), entre Atlético e Santos, a Arena MRV já tem marcados shows nacionais e internacionais de peso. A nova casa alvinegra foi construída para ser também um importante palco de eventos culturais em Belo Horizonte.
Para atrair os produtores das grandes estrelas brasileiras e estrangeiras, algumas estratégias foram pensadas desde o início do projeto pensado pelo arquiteto Bernardo Farkasvölgyi. Além da tecnologia, telões modernos e acústica necessária, a rapidez na montagem e desmontagem da estrutura é um trunfo da nova casa alvinegra.
De acordo com o profissional, será possível montar um palco, realizar o show e desmontar toda a estrutura em apenas 24 horas. Segundo Farkasvölgyi, a possibilidade de caminhões entrarem no nível do campo de jogo facilita a operação;
“Inventamos coisas que não existem em outros estádios. Por exemplo, uma rua interna, no mesmo piso do campo. Entro com os ônibus dos jogadores e também com caminhões de 26 metros de comprimento. Ele entra na boca do túnel. Ele consegue parar exatamente no local do palco. Tiro a aparelhagem com muita simplicidade. Consigo montar um palco, fazer o show, e desmontar em 24 horas. Eu começo a montar uma estrutura de show no sábado de manhã, faço o show sábado a noite e desmonto no domingo”, disse.
Maroon 5, Paul McCartney, Ivete Sangalo e Jorge e Matheus são atrações já confirmadas para a Arena MRV ainda em 2023. O Atlético acredita que a montagem da estrutura mais rápida também torna a operação mais barata. Consequentemente, o lucro para o clube seria maior.
“Quando vem uma turnê, eles fecham a turnê em vários estados do Brasil. Quando você chega em Belo Horizonte, o Mineirão é difícil. Fica mais caro. Quando você faz isso em 24 horas na Arena MRV, isso passa a ser muito atrativo. Aí começa a entrar no circuito internacional dos eventos”, completou.
Apesar da necessidade em arrecadar com eventos culturais, o futebol será a prioridade na Arena MRV. Para 2024, o clube estuda implementar gramado sintético para evitar o dano causado na grama natural.