O Atlético foi reconhecido nesta sexta-feira (25), no Rio de Janeiro, como tricampeão brasileiro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou o Torneio dos Campeões, vencido pelo Galo em 1937, como a primeira edição do Campeonato Brasileiro.
Conheça abaixo o elenco do Atlético que conquistou o torneio nacional:
As lendas
Duas lendas da história atleticana fizeram parte do grupo “campeão dos campeões”. O primeiro deles é o ex-goleiro Kafunga, que jogou pelo Galo entre 1935 e 1954 e conquistou 11 títulos, sendo dez estaduais e o Torneio dos Campeões.
Outra lenda atleticana presente na competição foi o ex-atacante Guará, autor de três gols na campanha vitoriosa. Guará é o quarto maior artilheiro da história do Galo, com 168 gols marcados.
Goleadores no elenco
O elenco teve alguns dos maiores goleadores da história do Atlético. Artilheiro do Torneio dos Campeões, o ex-atacante Paulista fez 87 gols pelo Galo. O time contava também com o meio-campista Nicola, que marcou 61 vezes com a camisa alvinegra, e o atacante Resende, 16° maior artilheiro do clube, com 104 gols.
Muitos jogos pelo clube
O elenco também tinha jogadores que fizeram grande número de partidas pelo Atlético, caso zagueiro Ewando Becker, com 266 partidas, do volante Lola, com 147, e do lateral-esquerdo João Bala, com 134.
Técnico
O comandante do Atlético campeão foi o mineiro Floriano Peixoto. Ele jogou pelo clube entre 1933 e 1935. No ano seguinte, assumiu a função de treinador da equipe e levou o Galo ao título nacional. Um ano depois, Floriano Peixoto morreu em Argel, capital da Argélia.
O elenco
-
Goleiros: Kafunga e Clóvis
-
Zagueiros: Ewando Becker, Florindo, Quim
-
Laterais: João Bala (esquerdo), Zezé Procópio (direito), Alcindo (esquerdo)
-
Meio-campistas: Nicola, Alfredo Bernardino, Lola
-
Atacantes: Guará, Paulista, Bazzoni, Resende, Elair
-
Técnico: Floriano Peixoto