A Itatiaia fará com exclusividade, neste domingo (16), a transmissão com imagens da partida Lendas do Galo, na Arena MRV, em Belo Horizonte, com participação de ídolos do Atlético de várias gerações. Serão quase quatro horas de transmissão no
-
Inscreva-se no canal da Itatiaia para ser avisado dessa e de outras transmissões.
“Rei, Rei, Rei, o Reinaldo é nosso Rei”. O canto da torcida atleticana é definitivo. Eleito pela Massa, Reinaldo foi quem mais marcou pelo clube, o mais genial jogador a usar a camisa alvinegra e é também o maior ídolo atleticano.
Com 16 anos, Reinaldo iniciou sua trajetória no Galo. De cara virou personagem do cronista Roberto Drummond, que passou a chamá-lo de Baby Craque. Era uma profecia. O Rei encantou.
Seu primeiro título pelo Atlético foi a Taça Minas Gerais de 1975, mas especial mesmo foi o mineiro de 1976, decidido no início do ano seguinte. O Cruzeiro tinha vencido nove dos 11 estaduais disputados no Mineirão. Essa história começou a mudar com a conquista alvinegra que teve um show de Reinaldo.
Na decisão, o Galo bateu o rival por duas vezes, sempre por 2 a 0, com gols de Reinaldo e Marcelo. Aliás, marcar gol no Cruzeiro era normal para ele, maior goleador do clássico no Mineirão com 16 bolas na rede da Raposa.
Era a mostra de que as coisas começavam a mudar em Minas Gerais, o que se comprovou logo depois, pois o Atlético decretou entre 1978 e 1983 a maior sequência de títulos da Era do Profissionalismo no Campeonato Mineiro. E Reinaldo sempre foi a maior estrela, embora tenha sofrido muito com lesões em algumas edições.
No Brasileirão de 1977, o Rei alcançou números impressionantes. Foram 28 gols em 18 partidas, média de 1,55. Foi a maior marca de um goleador da competição em números absolutos até 1997, quando Edmundo balançou a rede 29 vezes. Na média, a marca de Reinaldo dificilmente será batida.
No cenário atual, da Série A do Campeonato Brasileiro contando com 38 rodadas, se o artilheiro da competição tiver disputado 30 jogos, teria que marcar 46 gols. A marca máxima no torneio com 20 clubes é de 23 gols, alcançados por Jonas, do Grêmio, em 2010, e Borges, do Santos, em 2011.
Apesar do grande desempenho de Reinaldo, o Atlético foi vice-campeão brasileiro em 1977, invicto após perder a partida decisiva, no Mineirão, para o São Paulo, nos pênaltis. O Rei ficou de fora deste jogo suspenso, por uma expulsão que aconteceu em 1º de fevereiro, contra o Fast Club, em Manaus. A decisão contra o tricolor paulista foi em 5 de março.
Em 1980, o Rei bateu na trave no Brasileirão novamente, com novo vice-campeonato do Atlético, dessa vez diante do Flamengo. Ele marcou os três gols alvinegros naquela decisão.
Nos tempos atuais, em que o torcedor é mais apegado a título do que no clube, pode parecer fracasso um jogador construir sua história conquistando apenas o campeonato estadual. Reinaldo estava além das taças e nunca precisou delas. Sua genialidade bastava. E isso ele tinha de sobra.
FICHA TÉCNICA
NOME: José Reinaldo de Lima
NASCIMENTO: 11 de janeiro de 1957
LOCAL: Ponte Nova-MG
ESTREIA NO ATLÉTICO: 28/1/1973 – Atlético 1 x 2 Valério – Taça Minas Gerais
ÚLTIMO JOGO NO ATLÉTICO: 11/8/1985 – Atlético 1 x 4 Ajax-HOL - Amistoso
JOGOS PELO ATLÉTICO: 475
PASSAGENS PELO ATLÉTICO: 1 (1973 – 1985)
GOLS PELO ATLÉTICO: 255
PRIMEIRO GOL PELO ATLÉTICO: 4/2/1973 – Atlético 2 x 2 Caldense – Taça Minas Gerais
TÍTULOS PELO ATLÉTICO
-
1975 Taça Minas Gerais
-
1976 Campeonato Mineiro e Taça Minas Gerais
-
1978 Campeonato Mineiro
-
1979 Campeonato Mineiro e Taça Minas Gerais
-
1980 Campeonato Mineiro
-
1981 Campeonato Mineiro
-
1982 Campeonato Mineiro
-
1983 Campeonato Mineiro
-
1985 Campeonato Mineiro
A transmissão do jogo Lendas do Galo
A ‘produção broadcasting’ terá 12 câmeras e um drone. A transmissão no dia 16 começará às 11h45 e vai até o fim do jogo Lendas do Galo, marcado para começar às 14h (de Brasília). Os ídolos do Atlético serão divididos em dois times e vão se enfrentar em tempos de 30 minutos.
Além do desfile dos craques em campo, a Itatiaia mostrará, com exclusividade, a chegada e a emoção dos torcedores neste primeiro jogo da Arena. Todos os detalhes serão registrados, como entrevistas, presença de personalidades, imagens do campo, da arquibancada e dos vestiários. Quase 30 nomes de peso da história do clube estão confirmados. A lista terá mais novidades nos próximos dias.
De acordo com o gerente de vídeo da Itatiaia, Armando Oliveira, a transmissão proporcionará ao torcedor uma espécie de imersão, pois as câmeras terão acesso a todos os setores da Arena MRV, incluindo o interior dos vestiários.
“O torcedor estará dentro da Arena MRV e participará da festa. Vamos mostrar imagens que um jogo normal não tem. O público verá a resenha no vestiário, o reencontro de ídolos de várias gerações. No pré-jogo, a apresentação será feita de dentro de campo. Além disso, vamos acompanhar o torcedor da chegada à Arena até a arquibancada”, disse.
Os 15 mil ingressos colocados à venda para o jogo Lendas do Galo já se esgotaram.
O jogo Lendas do Galo terá transmissão exclusiva da Itatiaia, em parceria com a Arena MRV e oferecimento da ArcelorMittal.
Os ex-jogadores confirmados no Lendas do Galo
-
Reinaldo
-
Dadá Maravilha
-
Diego Tardelli
-
Éder Aleixo
-
Leonardo Silva
-
Victor
-
Marinho
-
Leandro Donizete
-
Pierre
-
Renaldo
-
Luan
-
Josué
-
Guilherme Alves
-
Marques
-
Paulo Roberto Prestes
-
Euller
-
Rafael Miranda
-
Mancini
-
Luizinho
-
Paulo Isidoro
-
Ricardinho
-
Júnior
-
Vanderlei
-
Carlos Galván
-
Lincoln
-
Sérgio Araújo
-
Ronaldinho Gaúcho
-
Richarlyson
-
Alecsandro
-
Nelinho
-
Jorge Valença
-
Vanderlei Paiva
-
Lôla
-
Valdir “Bigode”
-
Negrini
-
Toninho Cerezo
-
Ubaldo
-
Buião