Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

A história de Reinaldo, um dos ídolos do Atlético que estará no Lendas do Galo

Reinaldo foi quem mais marcou pelo clube, o mais genial jogador a usar a camisa alvinegra e é também o maior ídolo atleticano

Reinaldo, a principal Lenda do Galo

A Itatiaia fará com exclusividade, neste domingo (16), a transmissão com imagens da partida Lendas do Galo, na Arena MRV, em Belo Horizonte, com participação de ídolos do Atlético de várias gerações. Serão quase quatro horas de transmissão no Youtube, com apresentação de Heverton Guimarães, narração de Mário Henrique Caixa e participação de todo o time de repórteres e comentaristas da rádio. O grande ídolo Reinaldo será uma das atrações no estádio.

“Rei, Rei, Rei, o Reinaldo é nosso Rei”. O canto da torcida atleticana é definitivo. Eleito pela Massa, Reinaldo foi quem mais marcou pelo clube, o mais genial jogador a usar a camisa alvinegra e é também o maior ídolo atleticano.

Com 16 anos, Reinaldo iniciou sua trajetória no Galo. De cara virou personagem do cronista Roberto Drummond, que passou a chamá-lo de Baby Craque. Era uma profecia. O Rei encantou.

Seu primeiro título pelo Atlético foi a Taça Minas Gerais de 1975, mas especial mesmo foi o mineiro de 1976, decidido no início do ano seguinte. O Cruzeiro tinha vencido nove dos 11 estaduais disputados no Mineirão. Essa história começou a mudar com a conquista alvinegra que teve um show de Reinaldo.

Na decisão, o Galo bateu o rival por duas vezes, sempre por 2 a 0, com gols de Reinaldo e Marcelo. Aliás, marcar gol no Cruzeiro era normal para ele, maior goleador do clássico no Mineirão com 16 bolas na rede da Raposa.

Era a mostra de que as coisas começavam a mudar em Minas Gerais, o que se comprovou logo depois, pois o Atlético decretou entre 1978 e 1983 a maior sequência de títulos da Era do Profissionalismo no Campeonato Mineiro. E Reinaldo sempre foi a maior estrela, embora tenha sofrido muito com lesões em algumas edições.

No Brasileirão de 1977, o Rei alcançou números impressionantes. Foram 28 gols em 18 partidas, média de 1,55. Foi a maior marca de um goleador da competição em números absolutos até 1997, quando Edmundo balançou a rede 29 vezes. Na média, a marca de Reinaldo dificilmente será batida.

No cenário atual, da Série A do Campeonato Brasileiro contando com 38 rodadas, se o artilheiro da competição tiver disputado 30 jogos, teria que marcar 46 gols. A marca máxima no torneio com 20 clubes é de 23 gols, alcançados por Jonas, do Grêmio, em 2010, e Borges, do Santos, em 2011.

Apesar do grande desempenho de Reinaldo, o Atlético foi vice-campeão brasileiro em 1977, invicto após perder a partida decisiva, no Mineirão, para o São Paulo, nos pênaltis. O Rei ficou de fora deste jogo suspenso, por uma expulsão que aconteceu em 1º de fevereiro, contra o Fast Club, em Manaus. A decisão contra o tricolor paulista foi em 5 de março.

Em 1980, o Rei bateu na trave no Brasileirão novamente, com novo vice-campeonato do Atlético, dessa vez diante do Flamengo. Ele marcou os três gols alvinegros naquela decisão.

Nos tempos atuais, em que o torcedor é mais apegado a título do que no clube, pode parecer fracasso um jogador construir sua história conquistando apenas o campeonato estadual. Reinaldo estava além das taças e nunca precisou delas. Sua genialidade bastava. E isso ele tinha de sobra.

FICHA TÉCNICA

NOME: José Reinaldo de Lima

NASCIMENTO: 11 de janeiro de 1957

LOCAL: Ponte Nova-MG

ESTREIA NO ATLÉTICO: 28/1/1973 – Atlético 1 x 2 Valério – Taça Minas Gerais

ÚLTIMO JOGO NO ATLÉTICO: 11/8/1985 – Atlético 1 x 4 Ajax-HOL - Amistoso

JOGOS PELO ATLÉTICO: 475

PASSAGENS PELO ATLÉTICO: 1 (1973 – 1985)

GOLS PELO ATLÉTICO: 255

PRIMEIRO GOL PELO ATLÉTICO: 4/2/1973 – Atlético 2 x 2 Caldense – Taça Minas Gerais

TÍTULOS PELO ATLÉTICO

  • 1975 Taça Minas Gerais

  • 1976 Campeonato Mineiro e Taça Minas Gerais

  • 1978 Campeonato Mineiro

  • 1979 Campeonato Mineiro e Taça Minas Gerais

  • 1980 Campeonato Mineiro

  • 1981 Campeonato Mineiro

  • 1982 Campeonato Mineiro

  • 1983 Campeonato Mineiro

  • 1985 Campeonato Mineiro

A transmissão do jogo Lendas do Galo

A ‘produção broadcasting’ terá 12 câmeras e um drone. A transmissão no dia 16 começará às 11h45 e vai até o fim do jogo Lendas do Galo, marcado para começar às 14h (de Brasília). Os ídolos do Atlético serão divididos em dois times e vão se enfrentar em tempos de 30 minutos.

Além do desfile dos craques em campo, a Itatiaia mostrará, com exclusividade, a chegada e a emoção dos torcedores neste primeiro jogo da Arena. Todos os detalhes serão registrados, como entrevistas, presença de personalidades, imagens do campo, da arquibancada e dos vestiários. Quase 30 nomes de peso da história do clube estão confirmados. A lista terá mais novidades nos próximos dias.

De acordo com o gerente de vídeo da Itatiaia, Armando Oliveira, a transmissão proporcionará ao torcedor uma espécie de imersão, pois as câmeras terão acesso a todos os setores da Arena MRV, incluindo o interior dos vestiários.

“O torcedor estará dentro da Arena MRV e participará da festa. Vamos mostrar imagens que um jogo normal não tem. O público verá a resenha no vestiário, o reencontro de ídolos de várias gerações. No pré-jogo, a apresentação será feita de dentro de campo. Além disso, vamos acompanhar o torcedor da chegada à Arena até a arquibancada”, disse.

Os 15 mil ingressos colocados à venda para o jogo Lendas do Galo já se esgotaram.

O jogo Lendas do Galo terá transmissão exclusiva da Itatiaia, em parceria com a Arena MRV e oferecimento da ArcelorMittal.

Os ex-jogadores confirmados no Lendas do Galo

  1. Reinaldo

  2. Dadá Maravilha

  3. Diego Tardelli

  4. Éder Aleixo

  5. Leonardo Silva

  6. Victor

  7. Marinho

  8. Leandro Donizete

  9. Pierre

  10. Renaldo

  11. Luan

  12. Josué

  13. Guilherme Alves

  14. Marques

  15. Paulo Roberto Prestes

  16. Euller

  17. Rafael Miranda

  18. Mancini

  19. Luizinho

  20. Paulo Isidoro

  21. Ricardinho

  22. Júnior

  23. Vanderlei

  24. Carlos Galván

  25. Lincoln

  26. Sérgio Araújo

  27. Ronaldinho Gaúcho

  28. Richarlyson

  29. Alecsandro

  30. Nelinho

  31. Jorge Valença

  32. Vanderlei Paiva

  33. Lôla

  34. Valdir “Bigode”

  35. Negrini

  36. Toninho Cerezo

  37. Ubaldo

  38. Buião

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro