Desemprego sobe para 6,8% no Brasil, mas mantém queda em relação a 2024
Conforme os dados, a população desocupada chegou a 7,5 milhões de pessoas, um aumento de 10,4% no trimestre, mas uma queda de 12,5% no ano

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro de 2025, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado mostra um aumento de 0,7 ponto percentual (p.p.) em relação ao trimestre anterior (6,1%). No entanto, comparada ao mesmo período de 2024, a queda na taxa de desemprego foi de 1,1%.
Emprego formal em alta, informalidade em queda
O número de empregados com carteira assinada no setor privado atingiu 39,6 milhões, um recorde histórico desde 2012. Isso representa um crescimento de 1,1% no trimestre e 4,1% no ano. Por outro lado, o emprego sem carteira assinada caiu 6% no trimestre.
Já a taxa de informalidade ficou em 38,1%, uma queda em relação ao trimestre anterior (38,7%). O rendimento médio subiu 1,3% no trimestre e 3,6% no ano, atingindo um novo recorde da série histórica, com R$ 342 bilhões em massa salarial.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio



