Solidariedade e gastronomia: chef do Rosewood São Paulo assina feijoada beneficente da CAPE
Rachel Codreanschi comanda a cozinha da Feijoada Camarada neste sábado (20), em Belo Horizonte

O universo da alta gastronomia e a solidariedade se encontram em Belo Horizonte neste sábado (20), a partir das 13h. A Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE) realiza a sua tradicional Feijoada Camarada, que nesta edição traz uma presença ilustre na cozinha: Rachel Codreanschi, chef-executiva do renomado hotel Rosewood São Paulo.
Rachel carrega o marco de ser a primeira mulher a ocupar o cargo de chef-executiva da rede Rosewood no mundo, onde lidera uma equipe de 140 profissionais. Conhecida por valorizar ingredientes brasileiros e incentivar produtores locais, ela assinará o cardápio completo do almoço, unindo técnica e afeto em prol do impacto social.
Toda a renda arrecadada com a venda de ingressos será destinada diretamente à manutenção dos serviços gratuitos oferecidos pela CAPE, que acolhe crianças e adolescentes do interior de Minas Gerais em tratamento contra o câncer e outras doenças não infecciosas.
O impacto do acolhimento
A Feijoada Camarada é uma das principais fontes de captação de recursos da instituição, ajudando a custear uma estrutura de acolhimento de alta complexidade. Para se ter uma ideia da grandeza do projeto, somente no ano de 2025, a CAPE:
-
Investiu R$ 2,4 milhões em suas atividades gerais.
-
Realizou 2.302 atendimentos diretos e ofereceu 12.472 diárias de hospedagem.
-
Serviu mais de 47 mil refeições para os acolhidos e seus acompanhantes.
Além de hospedagem e alimentação, a instituição oferece transporte para os hospitais da capital, atendimento multidisciplinar e mantém uma escola regulamentada pelo MEC dentro de sua própria sede, garantindo que os jovens não percam o ano letivo durante o tratamento.
“Muitas pessoas apoiam a CAPE sem conhecer toda a estrutura necessária para manter os atendimentos. A Feijoada Camarada permite essa aproximação e mostra como cada contribuição faz diferença na vida das famílias acolhidas”, pontua a superintendente da CAPE, Mônica Araújo.
Serviço:
-
O quê: Feijoada Camarada 2026 – CAPE
-
Quando: 20 de junho, sábado | A partir das 13h
-
Onde: Sede da CAPE | Alameda do Ipê Branco, 28 – Bairro São Luiz, Belo Horizonte/MG
-
Vendas e informações: exclusivamente pelo WhatsApp (31) 98744-4114
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.
