Óperas inéditas resgatam a história real de Chica da Silva em Belo Horizonte
Produção da Fundação Clóvis Salgado descontrói o mito e revela a verdadeira face de uma das personagens mais marcantes de Minas Gerais

Após estrear em Diamantina, a ópera inédita Chica da Silva chega ao Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, em Belo Horizonte, com apresentações nos dias 19, 21 e 23 de setembro. A obra propõe um novo olhar sobre Francisca da Silva de Oliveira afastando da história hipersexualizada para focar na mulher real e estratégica que ascendeu socialmente no Brasil colônia.
Baseada no estudo da historiadora Júnia Ferreira Furtado, a superprodução reúne os três corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado: Orquestra Sinfônica, Coral Lírico e Cia de Dança. A renomada soprano Marly Montoni dá vida à protagonista, acompanhada do tenor Ewandro Stenzowski no papel do contratador João Fernandes.
Com música de Guilherme Bernstein e direção cênica de Julianna Santos, o espetáculo investiga a complexidade histórica de Chica: uma ex-escravizada que soube usar as brechas do sistema para se tornar uma das mulheres mais ricas e influentes de uma sociedade profundamente patriarcal.
Serviço:
- O quê: Ópera “Chica da Silva”
- Onde: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537, Centro – BH
- Quando: 19/09 (sábado, às 19h), 21/09 (segunda, às 20h) e 23/09 (quarta, às 20h)
- Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada), via Sympla, bilheteria ou totens no local.
- Classificação: livre
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.



