Festival em Nova Lima transforma resíduos em arte e leva blocos inclusivos às ruas

Festival Quatro Estações celebra a fauna do Cerrado e da Mata Atlântica na RMBH

Bloco Flor do Espinhaço

O colorido das aves que habitam a Estação Ecológica de Fechos será a principal inspiração para a folia no bairro Vale do Sol, em Nova Lima. Até o sábado (7), a 9ª edição do Festival Quatro Estações – Verão 2026 promove um Carnaval que une arte, educação ambiental e inclusão, transformando resíduos em fantasias e o território em palco para a comunidade.

Com programação totalmente gratuita, o evento aposta na sustentabilidade. Em vez de descartáveis, o que se verá nas ruas são alegorias criadas coletivamente com bambu e sobras têxteis. O destaque do encerramento será o renomado músico mineiro Celso Adolfo.

Criatividade e sustentabilidade nas oficinas

O festival transforma o C.A.S.A. (Centro de Arte Suspensa e Armatrux) e o Instituto CRESCE em centros de criação. O mote são as aves da região, que orientam as formas e cores das atividades:

  • Folia Alada: sob o comando das figurinistas Thais Mol e Carolina Andreazzi, o público criará plumagens e acessórios a partir de reuso têxtil na terça (3) e sexta (6).
  • Oficina BECUS: no sábado (31) e domingo (1º), Flávio Negrão e Nadu Soares ensinam a técnica de bonecos habitáveis feitos de bambu.
  • Pequenos Foliões: crianças de 6 a 14 anos terão uma oficina dedicada à construção de máscaras e asas com materiais recicláveis nos dias 4 e 6 de fevereiro.

Programação cultural e inclusiva

Além do fazer artístico, o festival oferece contemplação com a exposição fotográfica “Aves de Nova Lima”, de Amaury Pimenta, em cartaz durante todo o evento em diversos restaurantes locais.

A música ganha força no dia 6 de fevereiro com o Baile do C.A.S.A., ao som de Alexandre Rezende. No sábado (7), a folia toma as ruas com o Bloco para Todos pela manhã e o Bloco Flor do Espinhaço à tarde, com cortejo até o palco Maurício Tizumba.

Um pilar central desta edição é o projeto Trilhas Para Todos, que disponibilizará equipamentos adaptados, como handbikes e cadeiras Julietti, garantindo que pessoas com mobilidade reduzida participem ativamente da festa.

Encerramento com Celso Adolfo

Para fechar a temporada de verão, o Cine Clube Aprevs recebe, no sábado (7), a partir das 19h, a exibição de curtas-metragens sobre a memória local, seguida de um pocket show de Celso Adolfo. O compositor e violonista traz a essência da música mineira para celebrar o sucesso do festival que, pelo terceiro ano consecutivo, conta com o patrocínio da Vale.

Confira!

Festival Quatro Estações – Verão 2026 (Carnaval do Vale do Sol)

  • Quando: 28 de janeiro a 7 de fevereiro de 2026
  • Onde: Bairro Vale do Sol, Nova Lima (C.A.S.A., Instituto CRESCE, APREVS e praças)
  • Inscrições: Vagas limitadas para oficinas gratuitas via links oficiais.
  • Informações: pelo Instagram @valedosolfestival
Leia também

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

Ouvindo...