Feijão carioca volta a ficar mais caro na mesa do consumidor
As opções passam a ser o feijões vermelho e o fradinho que tem preços um pouco mais baratos. Há feijão carioca valendo mais de 15 reais o quilo

Amigas e amigos do Agro!
O feijão volta a incomodar o bolso do consumidor com ligeiros aumentos seguidos, após os preços ficarem acomodados na primeira quinzena de junho.
A demanda do mercado atacadista por grãos de qualidade vai valorizando o feijão carioca nas prateleiras dos supermercados.
Ano passado, o consumidor conviveu com preços baixos do feijão carioca e do preto que tiveram produção acima da média.
Esse ano houve redução na área plantada e as chuvas mal distribuídas também provocaram um menor volume colhido.
O salto do feijão carioca esse ano foi de assustar, uma subida de 42% nos primeiros 5 meses e o preto aumentando 14%.
O boi continua descendo ladeira a passos lentos. Os negócios seguem travados por causa do imprevisível mercado internacional, envolvendo nossos maiores compradores que são a China, Estados Unidos e União Europeia.
No Mato Grosso, líder nacional na produção de carne bovina, os pecuarista estão preocupados com a falta de vacinas contra doenças infecciosas graves em animais como o botulismo, tétano, gangrenas e carbúnculo mais conhecido como manqueira, todas elas levam ao alto risco de morte.
O Ministério da Agricultura e Pecuária informa que estão disponíveis 8 milhões e 400 mil doses da vacina e mesmo assim os pecuaristas relatam que estão encontrando dificuldades em adquirir as vacinas desde o ano passado.
Itatiaia Agro
Valdir Barbosa
Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.



