Com pior início na Série A, América precisa se apegar à campanha de 2021 para mirar reação

Com três derrotas em três jogos, Coelho vive momento complicado na competição nacional e precisa de reabilitação imediata.

Aloísio será peça importante para reabilitação do América no Brasileiro

O América ainda não sabe o que é vencer no Campeonato Brasileiro. São três derrotas em três jogos, além de nove gols sofridos. Com esses números, o time tem o seu pior início na história da Série A. Sem somar ponto e sofrendo muito do ponto de vista defensivo, o Coelho amarga a lanterna da competição.

O desempenho irregular do time aponta para uma reabilitação que precisa ser imediata. Com objetivo inicial de permanência na primeira divisão, o Coelho sabe que não pode passar muitas rodadas na parte debaixo da tabela, visto que depois uma recuperação se torna mais complicada, ainda mais pelo fato do time estar envolvido na disputa de três competições.

Mas o América tem um passado recente em que pode se apegar para reverter a situação negativa no Campeonato Brasileiro.

Na temporada 2021, quando o time alviverde conquistou uma vaga inédita para a Copa Libertadores, o Coelho também iniciou a competição perdendo as três primeiras rodadas. Foram derrotas para o Athletico Paranaense (1x0), para o Corinthians (1x0), e para o Flamengo (2x0).

Naquela temporada, o América só conquistou seu primeiro ponto na quarta rodada, quando empatou com o Cuiabá por 0 a 0, na Arena Independência. A primeira vitória, porém, só veio na oitava rodada, quando bateu o Bahia por 4 a 3, fora de casa.

O grande momento do time no Brasileirão 2021 foi a partir da décima oitava rodada, quando venceu o Ceará por 2 a 0 e emplacou, a partir daí, uma sequência de oito jogos sem perder.

Os pontos somados nessa arrancada foram determinantes para a campanha que culminou na vaga para a Libertadores. Ao final da competição, o Coelho terminou na oitava posição, com 53 pontos e 13 vitórias conquistadas.

Essa campanha de superação precisa servir de exemplo para o time neste momento delicado.

O América tem um padrão de jogo bem definido, um bom treinador e jogadores de qualidade. É perfeitamente possível retomar o caminho das vitórias e se reestabelecer no campeonato. E isso precisa ser prioridade do time e da comissão técnica. Afinal, o objetivo mais importante da temporada do América é ir bem no Brasileirão, se mantendo na elite do futebol nacional.

A oscilação do Coelho na temporada aconteceu, justamente, quando o time perdeu jogadores decisivos por lesão: Aloísio e Benítez. As reposições não conseguiram manter o nível, e o time sofreu. Agora, com o retorno dessas peças e com ajustes necessários no setor defensivo, confio que o América pode retomar o seu melhor futebol e voltar a dar alegrias ao seu torcedor.

Nathália Fiuza é comentarista da Rádio Itatiaia e escreve diariamente aqui.

Ouvindo...