Belo Horizonte
Itatiaia

Ministro elogia funcionamento do Defesa Civil Alerta, usado pela 1ª vez por SP

O sistema foi lançado em novembro do ano passado e está sendo usado em cidades do Sul e do Sudeste; alerta sonoro no celular é praticamente impossível de não ser percebido

Por
Mensagem do Defesa Civil Alerta

O ministro do Desenvolvimento e Integração Nacional, Waldez Góes, vai divulgar um balanço do acompanhamento da Defesa Civil Nacional feito desde às 9h da manhã, nesta sexta-feira (24) nos estados onde está chovendo, incluindo São Paulo.

A avaliação do ministro é que o Defesa Civil Alerta, sistema que dispara avisos de temporais nos celulares funcionou na capital de São Paulo na primeira vez que foi usado, nesta sexta-feira (24). Apesar do forte temporal e muitos prejuízos, a avaliação é que o alerta sonoro salva vidas.

O sistema está sendo usado por cidades que conseguiram se estruturar para implementar a tecnologia. Após disparado, o alerta toca, simultaneamente, em todos os celulares compatíveis e conectados à internet 4G e 5G. É praticamente impossível não perceber o barulho alto e forte que "assusta" muita gente.

Para receber o “Defesa Civil Alerta” não é necessário cadastro prévio e o conteúdo das mensagens e o momento de envio será definido pelos órgãos de Defesa Civil. Há dois tipos de alertas: extremo e severo

Por

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast "Abrindo o Jogo", que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

Tópicos