Institutos de pesquisa aguardam nova reunião com Nunes Marques
Empresas criticam proposta do ministro do TSE sobre pesquisas eleitorais

O Brasil está em ano eleitoral e, quase todos os dias, saem pesquisas de intenção de voto. Inclusive, pesquisas encomendadas pelos próprios partidos para definir as estratégias de seus candidatos.
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nunes Marques, quer criar um selo de qualidade para os institutos e premiar aqueles que mais se aproximarem do resultado das eleições.
Nesta terça-feira (14), ele se reuniu com representantes de várias dessas empresas e apresentou a proposta, que não agradou. Os institutos emitiram uma nota, por meio da entidade que representa a categoria, afirmando que o ministro confunde pesquisa "com bola de cristal" e que os levantamentos são um retrato do momento, podendo o eleitor mudar de opinião até a hora do voto.
Entre os participantes da reunião contrários à proposta, um disse à coluna que o magistrado parece estar sendo guiado pela máxima do ex-presidente de que as pesquisas não são confiáveis. Outro, favorável à medida, afirmou que ela confere transparência ao processo e deve ser implementada.
Os institutos, principalmente os maiores, aguardam uma nova reunião com Nunes Marques para tentar fazê-lo desistir da ideia do selo.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast 'Abrindo o Jogo', que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.



