Em MG, Lula sinaliza para reunião sobre palanque
PT quer apresentar pesquisa interna para o presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou que pretende se reunir com o PT mineiro para discutir o palanque no estado. O aceno foi feito durante agenda do petista em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (19), à presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Leninha, e deputados que acompanharam a visita.
A legenda precisa decidir se vai ter candidatura própria ou vai apoiar um nome de outra sigla. Um levantamento interno mostra a ex-prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), favorita para o Senado, cargo ao qual é pré-candidata, e ao Governo de Minas. Outros correligionários como os deputados federais Reginaldo Lopes e Rogério Correio também foram testados para a Casa Alta, ficando um na sequência do outro.
Nomes de outras legendas como o ex-vereador Gabriel Azevedo (MDB) e o ex-presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), Josué Gomes, também foram testados.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast 'Abrindo o Jogo', que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.
