Reviravolta: Aécio avalia proposta de candidatura ao Senado
Por enquanto, deputado federal afirma que não é candidato

O deputado federal Aécio Neves (PSDB) avalia pedidos para que ele seja candidato ao Senado por Minas Gerais. O presidente nacional do PSDB anunciou recentemente que não concorreria a nenhum cargo. No entanto, correligionários do tucano afirmaram à coluna que ele disse a um grupo de aliados que havia mudado de ideia e disputaria uma vaga na Casa Alta.
Decisão tomada?
Aécio nega que já tenha se decidido e disse à coluna que nada mudou em relação à posição de não concorrer. No entanto, interlocutores do ex-governador de Minas Gerais confirmaram que as propostas estão na mesa. Nesta quarta-feira (26), os presidentes do PSDB, Paulo Abi-Ackel e do PDT em Minas Gerais, Mário Heringer, divulgaram uma nota pública pedindo que ele se candidate para liderar no Congresso assuntos caros para o estado como a dívida de Minas.
Líderes afirmam que prefeitos e outros políticos estão pressionando para que Aécio se apresente para a vaga. A chapa tinha registrado os nomes do produtor rural e empresário Gustavo Galassi (PSDB) e do médico Marcelo Heringer (PDT), irmão do deputado federal Mário Heringer. A ideia dentro da coligação é que os dois nomes sejam substituídos pelo líder tucano.
Caso confirme a candidatura, Aécio concorrerá ao Senado na chapa de Alexandre Kalil (PDT), com quem ele se reúne nas próximas horas, segundo interlocutores.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast 'Abrindo o Jogo', que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.



