Ouvindo...

Saber escutar

A humildade para saber escutar quem pensa diferente é um tesouro

Dom Walmor

Saúde e paz.

Neste tempo em que todos falam sobre tudo, uma habilidade torna-se cada vez mais essencial: a capacidade para saber escutar. E saber escutar exige humildade. É preciso ir além das próprias convicções. Reconhecer que o próprio modo de pensar, de agir, nasce de um ponto de vista. E existem muitos pontos de vista. Sábio é quem humildemente é capaz de reconhecê-los.

A humildade para saber escutar quem pensa diferente é um tesouro. Permite formar juízos e alcançar entendimentos mais qualificados. Quem pensa que sabe muita coisa, aqueles que se acham mais importantes, correm mais risco de não saberem escutar.

Assim, pela escuta, conquista-se autoridade. Aqueles que sabem ouvir capacitam-se para dizer o que edifica e educa, o que se alicerça no amor verdadeiro, promovendo o bem e a justiça. E sabe escutar quem assume a condição de discípulo, tornando-se mestre, justamente por se reconhecer discípulo.

Maria, Mãe da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, inspire seus passos. Bênçãos de Deus para a sua vida.

Especial abraço, com amizade.

O Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e publica semanalmente aos sábados no Portal Itatiaia.