Amigas e amigos do agro!
Foi só o Chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmar no programa “Bom dia Ministro” que o governo vai criar um “conjunto de intervenções” para baratear os preços dos alimentos para o agro entrar em alerta. Produtores rurais empinaram a carroça!
O resultado foi mais um recuo imediato do governo. Logo após o programa, a Casa Civil divulgou uma nota alterando o termo “conjunto de intervenções” para “conjunto de medidas” que seriam avaliadas.
O ministro Rui Costa nomeado como único com poderes para falar sobre decretos e decisões dos demais ministérios, no sentido de criar uma linguagem única do governo, acabou demonstrando em sua entrevista muito pouco preparo com o tratamento das coisas do agro. Ele não é do ramo!
Rui Costa disse que reuniões serão feitas com os ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Agrário para buscar soluções. Revelou ainda que o governo não pretende interferir nos preços das commodities, produtos de exportação que são precificados pelo mercado internacional. Aí seria demais, né?
Mais tarde, o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, que até hoje não conseguiu definir uma politica para o leite, informou que não passa pelo governo tabelar preços e nem taxar as exportações.
Depois de todo zunzunzum da “comida barata para o brasileiro”, nada muda. Os preços continuam sendo regulados pelo mercado. Não existe mágica e muito menos milagre!
Ouça Aqui a coluna de Valdir Barbosa: