A sensação térmica de -12,8 °C em Belo Horizonte na manhã desta quinta-feira (31) surpreendeu os moradores. Isso porque a temperatura oficial na estação meteorológica do Cercadinho foi 9,9 °C, bem acima da sensação térmica registrada no mesmo local.
O que explica uma diferença tão grande entre a temperatura que o termômetro marca e a sensação térmica? O meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que a sensação térmica considera não apenas a temperatura do ar, mas também a velocidade do vento e a umidade.
“Quando a velocidade do vento é muito alta, a sensação térmica tende a ser menor. No caso da estação Cercadinho, que fica a 1.200 metros de altitude, essa diferença costuma ser mais acentuada”, explica o especialista. Na ocasião, os ventos chegaram a 58 km/h em uma área de mata protegida.
Leia também:
Os dados contrastam com outras regiões da cidade. Na estação da Pampulha, por exemplo, os termômetros marcaram 9,6 °C, com sensação térmica de 10,8 °C, às 7h. A estação está a 854 metros acima do nível do mar.
Já a estação da região Centro-Sul, localizada no bairro Santo Agostinho, está a 915 metros de altitude, mas não possui cálculo de sensação térmica, segundo o Claudemir.
Segundo dia mais frio do ano
A
O Inmet não mantém um levantamento histórico das menores e maiores sensações térmicas registradas na cidade.