Esta segunda-feira (13) deve ter tempo estável e temperaturas elevadas em Minas Gerais, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O deslocamento de uma frente fria pelo oceano em direção às imediações do litoral da região Sudeste, intensificou o transporte de ar quente e seco da região Centro-Oeste para a região Sudeste — tendendo a manter o calorão em todo o estado.
Sendo assim, as condições atmosféricas estarão favoráveis a continuidade da atuação da onda de calor — quando a temperatura fica acima de 5°C em relação à média —
no Triângulo, Alto Paranaíba, Sul/Sudoeste, Oeste, Campo das Vertentes e Região Metropolitana de Belo Horizonte. O fenômeno começou no dia 6 de maio. No Norte de Minas e na Zona da Mata, os termômetros podem marcar 36ºC.
“A frente fria não afetará o estado, no entanto, a massa de ar frio que avançará na retaguarda do sistema, romperá a onda de calor a partir da próxima quarta-feira (15)”, informou.
Tempo seco
Em Belo Horizonte, conforme a Defesa Civil, a temperatura mínima foi de 17,1 °C e a máxima estimada é de 31 °C. A umidade relativa mínima do ar em torno de 30% à tarde.
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20 e 30% é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.