O feriado da Proclamação da República, nesta quarta-feira (15), será marcado por muito calor em Belo Horizonte. De acordo com a Defesa Civil da capital, a temperatura mínima prevista será de 23 °C e a máxima pode bater os 38 ºC, superando os últimos três recordes registrados em novembro.
Nesta terça (14), BH registrou 37,9°C, o que foi considerada a maior temperatura do mês até agora. Na segunda (13), os termômetros atingiram 37,3°C, e no domingo (12), 36,1°C.
Segundo o órgão, Belo Horizonte terá céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva rápidas e trovoadas, no período da tarde, nesta quarta. Apesar da chance de chuva, o tempo continua seco na capital. A previsão é que a umidade relativa do ar mínima fique em torno de 20%.
As altas temperaturas acontecem por causa de uma onda de calor que atinge grande parte do Brasil. O fenômeno colocou 853 municípios de Minas Gerais em alerta vermelho (grande perigo). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as altas temperaturas podem causar risco a saúde. A expectativa é que a onda de calor dure até o próximo fim de semana.