Ouvindo...

Mais de 68 mil aposentados do estado não realizaram o Censo obrigatório; saiba como fazer

O recenseamento é obrigatório e o servidor aposentado ou afastado pode ter o pagamento suspenso caso não realize o censo

O recadastramento pode ser realizado de forma online em casa ou presencialmente nas unidades regionais

Cerca de 68 mil aposentados não realizaram o 1º Censo previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social de Minas Gerais (RPPS-MG). O recenseamento é obrigatório e o servidor aposentado ou afastado preliminarmente pode ter o pagamento suspenso caso não realize o censo.

O recenseamento pode ser feito de casa, de forma online, ou presencialmente nas unidades regionais do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), de atendimento integrado (UAIs) e de ensino disponibilizadas. O procedimento deve ser realizado até o dia 23 de outubro.

Como realizar o Censo:

O procedimento é online e pode ser realizado por meio de link disponível no site do Ipsemg ou portal do Comitê de Acompanhamento da Gestão Previdenciária (Coprev) ou ainda no Portal do Servidor.

Ao acessar o site do Ipsemg é preciso rolar a página até o fim e clicar no selo do Censo RPPS-MG.

Depois, é preciso inserir o CPF e senha, seja do Portal do Servidor (Portal de consulta ao contracheque) ou do Sistema Eletrônico de Informações – SEI. A pessoa vai ser direcionada para uma página com os dados pessoas e o questionário a ser validado. Em seguida, preencha o endereço completo, celular e confirme os dados pessoais. Também é preciso informar se possui dependentes previdenciários.

Ao fim, o sistema apresenta a confirmação de realização do censo e o número do protocolo. O servidor inativo que não possuir acesso à internet poderá comparecer à Unidade de Recursos Humanos do órgão ou da entidade de lotação.