Belo Horizonte conheceu nesse sábado (8) os ganhadores do 4º Concurso Prato Junino, ocorrido na Mineiraria - Casa da Gastronomia. Participaram, alunos dos cursos de gastronomia da capital e os vencedores foram: Anarriê de Abóbora (Una), Galinhada no Palito (Senac), Caminho da Roça, Estrada Tropeira (Faculdade Arnaldo), Taco Mineiro (Estácio de Sá) e Ragu Suíno com Polenta de Milho Verde (Faculdade Promove).
Os grupos vencedores ganharam kits com instrumentos de cozinha e dólmãs personalizados (vestimenta usada por chefs de cozinha), além da oportunidade de vender os pratos na Vila Gastronômica da Praça da Estação, que funcionará durante o Arraial de Belo Horizonte. O espaço terá ambientação especial, com luzes, puffs, mesas, cadeiras e barraquinhas de entretenimento.
Bruno Bethonico e Ana Paula Silva foram os ganhadores da Faculdade Arnaldo com o prato Caminho da Roça, Estrada Tropeira. O sanduíche de linguiça tropeira leva couve, ovo com calabresa, vinagrete picante, maionese de cheiro verde e torresmo.
“Foi muito desafiador participar do concurso, todos os pratos estavam incríveis. Apesar de já cozinhar há algum tempo, eu estou no primeiro período do curso de gastronomia e competi com alunos mais experientes. Estamos ansiosos para que o público possa provar a nossa criação”, conta Bruno.
A primeira etapa da competição aconteceu em junho e as faculdades participantes organizaram seletivas internas e selecionaram dois pratos cada. Na final, as receitas foram avaliadas pelo júri técnico, definindo um quitute ganhador para cada instituição de ensino.
Foram avaliados aspectos como harmonia de sabor e textura, apresentação do prato, originalidade e economicidade, além da presença de pelo menos dois insumos característicos da culinária mineira.
Jurados
Fizem parte do júri técnico da Grande Final do 4º Concurso Prato Junino: Celina Aquino, jornalista especializada em Moda e Gastronomia no jornal Estado de Minas; Djalma Victor, chef de cozinha, proprietário dos restaurantes Osso - Mind The Bones e Rotisseria Central e participante de programas de culinária como Mestre do Sabor e Top Chef Brasil; Ivo Faria, chef de cozinha do Instituto Ivo Faria; Lorena Martins, jornalista do O Tempo e influenciadora com foco em gastronomia; e por Mateus Luz, repórter do programa É de Casa, da Rede Globo.
“O Concurso Prato Junino é uma importante plataforma para os alunos que estão começando a trilhar uma carreira na gastronomia. Aqui, eles podem ser criativos e fazer contatos que vão ajudá-los no mercado”, afirma Ivo Faria, chef de cozinha do Instituto Ivo Faria.
Vencedores do 4° Concurso Prato Junino:
Faculdade Arnaldo
Caminho da Roça, Estrada Tropeira: sanduíche de linguiça tropeira com couve, ovo com calabresa, vinagrete picante, maionese de cheiro verde e torresmo.
Estácio de Sá
Taco Mineiro: tortilha de milho com chilli de porco, aioli de requeijão e salsa, com farofa de torresmo e crispy de couve.
Promove
Ragu suíno com polenta de milho verde.
Senac
Galinhada no Palito: bolinho de galinhada acompanhado de creme de quiabo.
Una
Anarriê de Abóbora: caldo de abóbora com pernil desfiado, barriga de porco marinada e empanada na pipoca.