O mês de abril deste ano foi de chuva acima da média climatológica para Belo Horizonte, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com precipitação de 104,9 mm o que representa 27,5% acima da média para o mês (82,3 mm), divulgada nesta terça-feira (2).
No mês, houve a primeira atuação de uma massa de ar frio sobre o estado. No dia 21 de abril, foram registradas as menores temperaturas do ano em Belo Horizonte, com 13,2°C (na estação automática do Cercadinho) e no estado de 5,8°C (na estação automática de Maria da Fé).
Leia mais:
Tempo em maio
Em maio, começa o período seco em Minas Gerais, e as chuvas são escassas e normalmente associadas a passagem de frentes frias. Há predomínio de céu claro (ausência de nuvens), o que favorece para grande amplitude térmica diurna, ou seja, maior diferença entre a temperatura máxima e a mínima em todo o estado.
Na faixa leste do estado, o transporte de umidade de origem oceânica, combinado com as temperaturas amenas da manhã, faz com que a formação de nevoeiro seja recorrente ao amanhecer. As massas de ar frio chegam no estado com intensidade moderada a forte, provocando declínio acentuado das temperaturas de um dia para outro, permanecendo temperaturas amenas por dias consecutivos.
Nessas ocasiões, ocorre a formação de geada nas regiões serranas do sul de Minas.