Ouvindo...

Vítimas de grave acidente com 99 Moto em BH relatam falta de assistência da plataforma

‘Trataram ele como se fosse número’, diz irmã de homem que continua internado em Belo Horizonte

Trabalhador teve fraturas expostas na perna e punho

Familiares das vítimas de um acidente envolvendo veículo do 99 Moto relatam falta de assistência do aplicativo. O caso do trabalhador, de 41 anos, e da passageira, de 29, foi mostrado pela Itatiaia nessa quarta-feira (30).

Levantamento mostra que 12 acidentes envolvendo a modalidade de transporte foram registrados oficialmente neste ano, média de um por semana. A ocorrência mais grave foi registrada na avenida Carlos Luz, no dia 5 de março, quando outro motociclista invadiu a contramão e atingiu o piloto e a passageira. A pedido dos envolvidos, a reportagem vai preservar os nomes dos envolvidos.

Quase um mês após a batida, o trabalhador continua internado, tem nova cirurgia marcada para esta sexta-feira (31), no Hospital Maria Amélia Lins, mas a família diz que ele não recebeu nenhum apoio da 99 Moto.

“Liguei na 99 na semana que meu irmão sofreu o acidente. Não sei falar ao certo, mas se foram seis pessoas que me atenderam, duas me desejaram boa sorte e recuperação. As outras trataram como se ele fosse número. A última pessoa foi super ríspida comigo. Não deram apoio e nem assistência nenhuma”, disse a irmã do trabalhador, que teve fratura exposta.

A falta de assistência também é relatada pela passageira, uma auxiliar de cozinha que, após ser operada, precisa de cadeiras de rodas para se locomover. Ela conta que fez vários contatos com a plataforma desde o dia do acidente e mostrou prints, e-mails e áudios das conversas. No entanto, cita burocracia e diz que a 99 Moto não aceita relatório de hospital público.

“A 99 disse que vai cobrir todos os gastos e danos. Mas, como foi no hospital Odilon Behrens, eles não podem assinar. Então, acaba que eu não tive recurso nenhum com os gastos que tive. Estou no prejuízo”, disse.

Apesar da comprovação de contatos enviada à Itatiaia pelas vítimas, a 99 diz que uma equipe foi mobilizada assim que a passageira relatou o ocorrido. No entanto, afirma não ter conseguido falar com os acidentados. A empresa disse ainda lamentar o acidente envolvendo o motociclista e a passageira.

Entenda

O levantamento em registros da Polícia Militar mostra que a batida na Carlos Luz não é exceção. A média é de um acidente por semana. No entanto, especialistas ressaltam que o número pode ser maior, uma vez que nem sempre é possível identificar, no momento do resgate, que o acidentado trabalha com transporte de passageiros.

Somente nos primeiros três meses deste ano, há registros oficiais de acidentes envolvendo app de motos em Contagem e Ribeirão das Neves; nas regiões de Venda Nova e Barreiro; nas avenidas Tereza Cristina e Cristiano Machado; e nas ruas Jacuí e Godofredo de Araújo, no Sagrada Família.

Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.