(*) Cristina Brescia Brandão
Todo ano novo desperta essa curiosidade de saber o que vai acontecer ou pelo menos, o que se pode esperar. A Astrologia é uma linguagem simbólica que nos oferece o panorama e direcionamento dos acontecimentos.
2025 é um ano atípico, pois vários planetas lentos estarão mudando de signo e isso representa uma alteração de padrões e rotas no sentido coletivo da humanidade e individual para cada um de nós de acordo com nosso mapa astrológico pessoal.
Plutão que já se encontrava em Aquário desde o ano passado, transitará nesse signo até 2043. Isso representa um crescimento de poder das coletividades, das organizações sociais e partidos políticos, o desenvolvimento tecnológico e das redes sociais, tanto no sentido positivo como negativo.
Aquário é representado pela figura do aguadeiro, que simboliza aquele que derrama o saber para a humanidade. Informação, conhecimento e consciência. As diferenças são aceitas e respeitadas.
“Liberdade, Igualdade e Fraternidade” foi o lema utilizado na Revolução Francesa e que é representativo desse momento. Plutão simboliza mudanças profundas e lentas, trazendo muitas questões ocultas relacionadas a esses temas para que sejam vistas, trazidas para a consciência e reformuladas. Individualmente, a área de vida que Plutão toca no mapa astrológico, passa por grandes transformações, muitas vezes iniciando um novo capítulo de vida.
Saturno e Netuno iniciam sua jornada por Áries, retornando ainda a Peixes no segundo semestre dando fechamento a um trabalho de conscientização da importância de ações direcionadas às questões climáticas e à saúde mental. Peixes está relacionado com energias do plano sutil da existência, artes, espiritualidade, psiquismo, mas também à natureza, às águas e ao meio ambiente.
Em Áries, essa dupla (Saturno e Netuno) pode inspirar iniciativas heróicas e/ou enganosas, podem surgir novos líderes, principalmente ligados à espiritualidade, artes, esportes. Áries é um signo que marca inícios, ideias novas e coragem.
Porém essas qualidades deverão ser amadurecidas e refinadas com a presença de Saturno e colocadas à prova já que Netuno muitas vezes nos leva a ilusões.
Saturno é o grande mestre do zodíaco e no mapa pessoal, simboliza lições que temos a aprender e demandam um esforço pessoal.
Netuno imprime uma sensibilização a outros níveis de consciência. Saturno constrói muros e limites, pede esforço para o crescimento na matéria. Netuno inspira, dissolve barreiras e abre canais intuitivos. Nossa Individualidade (Áries) deverá passar por um grande teste de autoconhecimento e amadurecimento a partir de 2025. Para os líderes mundiais é um período que indica fragilidade em contrapartida à força das massas representada por Plutão em Aquário.
Urano é o grande revolucionário, inventivo, criativo e suas estreias trazem sempre o novo, os avanços tecnológicos e descobertas científicas. Então a partir do dia 8 de julho de 2025, quando ingressa em Gêmeos, espere se surpreender nas áreas do aprendizado, comunicação, jornalismo, sistemas de educação, escolas, inteligência artificial, aparelhos eletroeletrônicos, sistema viário, veículos de locomoção, aplicativos, plataformas ou outras formas de conexão.
No final do ano, Urano ainda retorna a Touro para arrematar toda a reformulação que vivemos no sistema financeiro, bancário, popularização das criptomoedas e outros ativos virtuais, além de outros temas taurinos. Urano fica em média 7 anos em cada signo e sempre traz o inovador com um toque de ousadia e ampliação de consciência nas áreas e temas do mapa astrológico por onde transita.
Júpiter é um planeta que representa expansão, desenvolvimento, crescimento, benesses e até sorte como se o universo colaborasse de alguma forma pra tornar a vida mais fácil naquele setor.
Esse ano o signo de Câncer, receberá esse favorecimento aumentando as oportunidades para os assuntos regidos por ele: Setor da habitação, arquitetura, patrimônio histórico, decoração, atividades imobiliárias, assuntos relacionados à casa e família, nutrição, gastronomia, restaurantes, cuidadores, psicologia, arqueologia, fotografia, cinema, educação infantil, entre outros.
Fator importante a ser observado é o eixo de signos onde ocorrem os eclipses e o trânsito dos nodos lunares. Esse eixo se refere ao caminho de evolução e desenvolvimento da humanidade, direção de crescimento, as lições a serem aprendidas num sentido coletivo. Individualmente está relacionado ao desenvolvimento pessoal em nosso mapa astrológico. Peixes e Virgem fazem parte desse aprendizado em 2025.
Tudo o que se relaciona à saúde física e mental, a relação entre doença e emoções, o cuidado nas rotinas e relações de trabalho, neurociência, psicologia, parapsicologia, metafísica, estudos relacionados aos assuntos da alma e da espiritualidade, meio ambiente, natureza e questões climáticas, artes, música e criatividade.
É interessante notar a sincronicidade da entrada dos nodos no eixo Peixes/Virgem e correlacionar com a última passagem de Saturno e Netuno por Peixes no final do ano, reforçando a importância e foco nesses temas.
Os dois últimos meses de 2024 foram, infelizmente, agitados por uma série de acidentes com mortes coletivas reveladas pelo aspecto tenso entre Plutão e Marte. No decorrer de janeiro, até o fim da primeira quinzena, essa configuração ainda presente, vai se dissipando.
Portanto é bom ter atenção redobrada em quaisquer situações de risco com aglomerações de pessoas.
Ainda sobre Marte indicando situações de perigo e desastres inclusive os acidentes naturais além da irritabilidade e acirramento de contendas, atenção a essas datas:
- 20 a 30 de abril – Oposição Marte/Plutão
- 11 a 21 de junho – Quadratura Marte/Urano
- 1º a 9 de novembro – Oposição Marte/Urano
No decorrer do ano, teremos também aquele período ligado à passagem do famigerado Mercúrio retrógrado:
- 15 de março a 7 de abril
- 18 de Julho a 11 de agosto
- 9 a 29 de novembro
Nesses intervalos de tempo costumam ocorrer eventos que perturbam a nossa rotina causando algumas vezes mal entendidos na comunicação, atrasos nas conexões, defeitos em aparelhos de celular, complicações no trânsito.
De modo geral é importante um cuidado especial com tudo o que envolve comunicação, deslocamentos, assinatura de contratos, compras e aparelhos eletroeletrônicos. Mas é um bom período para reavaliar, reprogramar, refazer o que não ficou satisfatório em momentos anteriores.
Para o Brasil, que tem o Sol Virginiano, o caminho ainda é de esforço para lidar com uma série de limitações e impedimentos revelados pela configuração tensa entre Saturno e Júpiter, presente desde 2024 e que se estende até o início de julho. As relações internacionais ficam prejudicadas e enfraquece o poder do governante. Ficam enfraquecidas também as iniciativas privadas, pois essa dupla planetária representa o desenvolvimento social como um todo. Isso não impede progressos mas esses tendem a ser mais trabalhosos e vagarosos.
Saturno e Netuno em Áries se aplicam a Plutão no mapa do Brasil na área relacionada às finanças, o que pode indicar a princípio, desvalorização da moeda nacional com uma posterior recuperação marcada pela entrada de Urano em Gêmeos, revelando surpresas e talvez o descobrimento de novas riquezas em território brasileiro.
Plutão aspectando o Marte do Brasil indica uma crise relacionada às questões de Justiça, Forças Armadas, processos legais, universidades, escolas, instituições, problemas com a mídia, meios de transporte e sistema viário. Alguma reforma pode ser esperada.
O segundo semestre do novo ano promete crescimento com destravamento dos obstáculos e o progresso dos empreendimentos, quando Júpiter e Saturno passam a agir em colaboração de forma fluente.
No geral, todos estaremos passando por mudanças em algum setor da vida, mas especialmente aqueles que nasceram nos dias iniciais de qualquer signo estarão mais propensos a grandes viradas.
A Astrologia inclina, mas não determina os fatos. Mais importante que a qualidade do tempo é a consciência dos fatos e a forma como enfrentamos os desafios. Toda crise leva ao desenvolvimento.
2025 se revela um ano de inícios, abertura de caminhos para movimentos que mudam o cenário mundial e se definirão melhor nos anos seguintes.
Que seja um Feliz Ano Novo pra todos nós!
(*) Cristina Brescia Brandão iniciou o estudo da Astrologia ainda na adolescência. Graduada em Arquitetura e Urbanismo tem pós graduação em Psicologia Transpessoal. Contato para consultas: (31) 99222-8773 (WhatsApp)
Cristina Brescia Brandão atua como astróloga há mais de 15 anos com atendimentos individuais e de casais