A 11ª edição do Prêmio Medalha Italia Affari, promovido pela Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, homenageou personalidades, incluindo o governador Romeu Zema. Em 2024 comemora-se os 150 anos da imigração italiana no Brasil e para celebrar, na última quarta-feira (27), foi realizada uma noite especial para homenagear figuras que se destacam por fortalecer os laços históricos e culturais entre Brasil e Itália.
O prêmio foi criado em 2005 e deu uma pausa durante a pandemia de Covid-19, mas faz seu retorno em grande estilo. Além do governador Romeu Zema, serão agraciados Daniela Medioli, vice-presidente do Grupo SADA; Ricardo Guimarães, presidente do Banco BMG; e Márcio Lima, presidente da Anfavea e vice-presidente de Relações Institucionais e Jurídico na Stellantis South America.
Esta edição da premiação dá destaque ao setor automotivo e logístico. A indústria automotiva tem muita importância para o desenvolvimento do estado e se firmou como uma aliança entre Minas e a Itália. “Esses setores são essenciais para a economia mineira, com empresas italianas desempenhando papel crucial no desenvolvimento industrial, por meio de inovações e investimentos estratégicos. Em 2024, alcançamos um volume significativo de trocas bilaterais, com destaque para commodities e tecnologia italiana”, disse Valentino Rizzioli, presidente da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, em entrevista ao jornal O Tempo.
Os homenageados do Prêmio Medalha Italia Affari são selecionados por sua relevância econômica, cultural e social. A premiação celebra pessoas e instituições que se destacam por sua excelência, inovação e contribuição para o fortalecimento das relações entre Itália e Minas Gerais.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Minas Gerais lidera as exportações brasileiras para a Itália. Entre janeiro e outubro de 2024, o comércio entre o estado mineiro e a Itália movimentou US$1,4 bilhão, um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior.