Encravada no lado paulista da Serra da Mantiqueira, Campos Jordão, conhecida pelo seu turismo charmoso e sofisticado que atrai visitantes de todo o País, vai ganhar uma nova atração para ao amantes de arte e antigomobilismo. Será inaugurado oficialmente no próximo dia 28 de novembro o CARDE (pronuncia-se Cardê), sigla que deriva das iniciais de Carro, Arte, Design e Educação, novo espaço cultural, que traz um conceito inovador em interatividade e experiência sensorial, com um acervo de qualidade internacional.
Situado em meio a uma floresta de araucárias preservada, o museu explora a história brasileira do século 20 com os automóveis como protagonistas, e destaca como esses veículos transcenderam sua função utilitária e se tornaram símbolos culturais e históricos do país. Ao todo, o acervo rotativo inclui cerca de 100 automóveis selecionados de um conjunto técnico de mais de 500 veículos históricos.
O prédio de 6.000 m² fica em um terreno de 200.000 m² no bairro Alto da Boa Vista, a poucos minutos do centro de Campos do Jordão. Equipado com painéis de LED de alta definição e sistema de som 5.1, o museu oferece uma experiência sensorial completa. Luzes, sons e trilhas sonoras sincronizadas acompanham vídeos históricos e artísticos produzidos com computação gráfica e baseados em pesquisas detalhadas. Monitores touchscreen ampliam o conteúdo em várias seções.
Obras de Candido Portinari e Di Cavalcanti
O espaço organizado por décadas proporciona uma experiência imersiva com fatos históricos e objetos emblemáticos. Além dos veículos, o CARDE exibe centenas de obras de arte de artistas renomados, como Candido Portinari, Di Cavalcanti, Frans Krajcberg e Heitor dos Prazeres, entre outros, para oferecer uma visão aprofundada da evolução cultural do século 20 no Brasil.
Um dos destaques é o Brasinca Uirapuru (1964), apresentado em uma instalação artística que mistura pintura indígena e elementos de crochê criados por 200 artesãs do Instituto Proeza, o que promove uma reflexão sobre sustentabilidade.
O acervo também inclui a coleção afro-brasileira de Emanoel Araújo, adquirida em 2023, com peças como as “joias crioulas”, criadas entre os séculos 18 e 19, ligadas à cultura afro-brasileira. Esse acervo reforça o compromisso do CARDE com a diversidade cultural e histórica do Brasil, ao se alinhar aos princípios da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), que mantém projetos sociais em arte, cultura, educação e saúde em Campos do Jordão há mais de 16 anos.
Consultoria de história vem de Minas
O CARDE integra consultoria da historiadora Heloísa Starling e do Projeto República da UFMG, onde ela leciona, além de curadorias especializadas de Felipe Scovino e Carlos Castilho. A pesquisa envolveu artistas indígenas como Daiara Tukano e Caripoune Yermollay, que enriqueceram o acervo com perspectivas críticas sobre o impacto ambiental dos automóveis.
Pilote uma Ferrari Testarossa
Além de exposições e atividades culturais, o museu oferece uma experiência interativa com um simulador de Ferrari Testarossa e cursos de restauro de veículos antigo, que busca promover educação técnica e oportunidades de trabalho para jovens de Campos do Jordão. Há ainda uma área de pesquisa sobre automóveis, design e história do Brasil, acessível a estudantes e pesquisadores.
“Fizemos o CARDE com carinho e o máximo direcionamento para a qualidade tanto da informação a ser compartilhada quanto à riqueza na contextualização dos objetos em exposição. Foi feita uma curadoria meticulosa em todos os sentidos. No caso do acervo de automóveis, a meta foi chegar a um alto nível de originalidade e representatividade histórica. E conseguimos. Com o CARDE, queremos que objetos que muitas vezes estão distantes de grande parte da população, como o automóvel raro, a obra de arte e até mesmo a história, agora estejam acessíveis”, afirma o idealizador do projeto e diretor-executivo do museu, Luiz Goshima.
Ele também atua como conselheiro e membro honorário da Fundação Lia Maria Aguiar.
Saiba mais sobre o CARDE
- Abertura ao público: 28 de novembro de 2024
- Funcionamento: todos os dias, exceto terças e quartas-feiras
- Ingressos: Promocional de inauguração por R$ 120,00
- Local: Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão (SP);
- Site:
www.carde.org - Instagram:
@carde.museu - Contatos: (12) 3512-3547
(*) Jornalista viajou a Campos do Jordão (SP) a convite do CARDE