Ouvindo...

Não é só founde! Campos do Jordão ganha espaço de cultura, arte, história e antigomobilismo

Com previsão de inauguração no próximo dia 28 de novembro, CARDE é mais uma atração para a cidade turística no lado paulista da Serra da Mantiqueira

No primeiro salão do museu, um Brasinca Uirapuru (1964) surge adornado com uma pintura indígena no topo de um cajueiro em metal, com folhagens de crochê

Encravada no lado paulista da Serra da Mantiqueira, Campos Jordão, conhecida pelo seu turismo charmoso e sofisticado que atrai visitantes de todo o País, vai ganhar uma nova atração para ao amantes de arte e antigomobilismo. Será inaugurado oficialmente no próximo dia 28 de novembro o CARDE (pronuncia-se Cardê), sigla que deriva das iniciais de Carro, Arte, Design e Educação, novo espaço cultural, que traz um conceito inovador em interatividade e experiência sensorial, com um acervo de qualidade internacional.

Situado em meio a uma floresta de araucárias preservada, o museu explora a história brasileira do século 20 com os automóveis como protagonistas, e destaca como esses veículos transcenderam sua função utilitária e se tornaram símbolos culturais e históricos do país. Ao todo, o acervo rotativo inclui cerca de 100 automóveis selecionados de um conjunto técnico de mais de 500 veículos históricos.

O prédio de 6.000 m² fica em um terreno de 200.000 m² no bairro Alto da Boa Vista, a poucos minutos do centro de Campos do Jordão. Equipado com painéis de LED de alta definição e sistema de som 5.1, o museu oferece uma experiência sensorial completa. Luzes, sons e trilhas sonoras sincronizadas acompanham vídeos históricos e artísticos produzidos com computação gráfica e baseados em pesquisas detalhadas. Monitores touchscreen ampliam o conteúdo em várias seções.

Obras de Candido Portinari e Di Cavalcanti

O espaço organizado por décadas proporciona uma experiência imersiva com fatos históricos e objetos emblemáticos. Além dos veículos, o CARDE exibe centenas de obras de arte de artistas renomados, como Candido Portinari, Di Cavalcanti, Frans Krajcberg e Heitor dos Prazeres, entre outros, para oferecer uma visão aprofundada da evolução cultural do século 20 no Brasil.

Um dos destaques é o Brasinca Uirapuru (1964), apresentado em uma instalação artística que mistura pintura indígena e elementos de crochê criados por 200 artesãs do Instituto Proeza, o que promove uma reflexão sobre sustentabilidade.

O acervo também inclui a coleção afro-brasileira de Emanoel Araújo, adquirida em 2023, com peças como as “joias crioulas”, criadas entre os séculos 18 e 19, ligadas à cultura afro-brasileira. Esse acervo reforça o compromisso do CARDE com a diversidade cultural e histórica do Brasil, ao se alinhar aos princípios da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), que mantém projetos sociais em arte, cultura, educação e saúde em Campos do Jordão há mais de 16 anos.

Consultoria de história vem de Minas

O CARDE integra consultoria da historiadora Heloísa Starling e do Projeto República da UFMG, onde ela leciona, além de curadorias especializadas de Felipe Scovino e Carlos Castilho. A pesquisa envolveu artistas indígenas como Daiara Tukano e Caripoune Yermollay, que enriqueceram o acervo com perspectivas críticas sobre o impacto ambiental dos automóveis.

Pilote uma Ferrari Testarossa

Além de exposições e atividades culturais, o museu oferece uma experiência interativa com um simulador de Ferrari Testarossa e cursos de restauro de veículos antigo, que busca promover educação técnica e oportunidades de trabalho para jovens de Campos do Jordão. Há ainda uma área de pesquisa sobre automóveis, design e história do Brasil, acessível a estudantes e pesquisadores.

“Fizemos o CARDE com carinho e o máximo direcionamento para a qualidade tanto da informação a ser compartilhada quanto à riqueza na contextualização dos objetos em exposição. Foi feita uma curadoria meticulosa em todos os sentidos. No caso do acervo de automóveis, a meta foi chegar a um alto nível de originalidade e representatividade histórica. E conseguimos. Com o CARDE, queremos que objetos que muitas vezes estão distantes de grande parte da população, como o automóvel raro, a obra de arte e até mesmo a história, agora estejam acessíveis”, afirma o idealizador do projeto e diretor-executivo do museu, Luiz Goshima.

Ele também atua como conselheiro e membro honorário da Fundação Lia Maria Aguiar.

Saiba mais sobre o CARDE

  • Abertura ao público: 28 de novembro de 2024
  • Funcionamento: todos os dias, exceto terças e quartas-feiras
  • Ingressos: Promocional de inauguração por R$ 120,00
  • Local: Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão (SP);
  • Site: www.carde.org
  • Instagram: @carde.museu
  • Contatos: (12) 3512-3547

(*) Jornalista viajou a Campos do Jordão (SP) a convite do CARDE

Jornalista, formado na PUC-MG em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, tem pós-graduação em Marketing. Possui experiência de mais de 30 anos na profissão, com passagens em vários veículos de imprensa de Belo Horizonte (Diário da Tarde, Hoje em Dia e Estado de Minas) . Também já atuou como assessor de imprensa. É integrante da Abrajet-MG (Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo – Minas Gerais).