Com 37 anos de fundação e 42 lojas em Minas, a ótica Centro Visão tem se destacado não só pela tradição ou a capilaridade de seu negócio. A empresa familiar mineira faz questão de retornar e compartilhar suas conquistas com quem mais precisa através de apoio e realização de projetos sociais. “Temos como missão fazer a diferença na vida dos mineiros”, afirma o diretor comercial e marketing, Fernando Cardoso. Nesta entrevista ao CIDADE CONECTA, o executivo conta mais sobre as iniciativas neste sentido, como o “Ver é Bom demais”, projeto social realizado em parceria com a Fundação CDL-BH. Ele também fala sobre a ascensão do grupo, que se reinventou no mercado, ao ampliar seu modelo de negócios para o formato de franquias após a pandemia.
Quais projetos sociais a empresa desenvolve atualmente?
Entre as iniciativas, destaca-se o “Ver é Bom demais”, projeto social da Fundação CDL-BH que, em parceria com a Centro Visão, que facilita o acesso à assistência oftalmológica para conhecer e dimensionar o problema da perda da capacidade visual de crianças e adolescentes, priorizando aquelas que estão em situação de vulnerabilidade social. Outro projeto de fomento à saúde ocular entre crianças, o “Centro Visão nas escolas”, desenvolve ações educativas para pais e alunos, com atividades lúdicas ligadas à saúde visual, teste de acuidade visual entre outras iniciativas. É comum mal desempenho escolar por falta de diagnóstico de miopia e outros erros refrativos, fizemos parceria com escolas em que podemos contribuir com essa conscientização, que tem ocorrido de forma mais expressiva nos últimos anos. Foi uma maneira de fazer a diferença no dia a dia dos mineiros, de forma alinhada à nossa estratégia de atuação no mercado.
Além dos projetos sociais, quais outras iniciativas são desenvolvidas pelo grupo?
Em paralelo, a rede é ainda alinhada a alguns ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU, incorporando valores e práticas para a equidade em diversas esferas da empresa, com liderança corporativa sensível à igualdade no mais alto nível, prezando e estimulando o tratamento de todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho. Quase 70% do quadro de funcionários é composto por mulheres, além de comporem a maioria dos cargos de liderança, entre gerentes das lojas e líderes de outros setores, A rede de óticas realiza também programas de estímulo à saúde dentro dos próprios escritórios, ampliando seu posicionamento em favor da saúde ocular e fomentando uma vida saudável de forma geral.
Qual ou quais novidades o mercado pode esperar em breve?
Estamos idealizando o lançamento de duas novas coleções de óculos exclusivos em parceria com marcantes personalidades de Minas Gerais. Uma delas é com o designer Saulo Policarpo, com linhas que trazem conforto e praticidade para, com a qualidade e o diferencial de um produto pensado para o mercado de luxo com modelos exclusivos. Outra, em parceria com Henrique Portugal, com peças exclusivas que remetem a instrumentos musicais, com peças de alta qualidade, também focadas no mercado de luxo. Ambas as parcerias com foco no bom gosto e bem estar do mineiro.
Neste mercado tão competitivo, quais diferenciais poderiam ser destacados em relação aos seus concorrentes?
Buscamos nos conectar com os mineiros. Para isso, oferecemos ampla variedade de marcas de lentes oftalmológicas, armações e óculos solares, também temos marca própria, e estamos sempre em movimento, buscando o que há de mais moderno no mercado, assim como articulando parcerias estratégicas que possam agregar aos mineiros. A rede emprega quase 200 funcionários, mantendo ainda parceria com diversos terceirizados e fornecedores, dessa forma, contribuindo fortemente para a movimentação da economia em Minas Gerais.