A ArcelorMittal foi eleita empresa do ano pelo prêmio Época Negócios 360 Graus, realizado pela revista em parceria com a Fundação Dom Cabral. A cerimônia, em sua 13a edição, aconteceu em São Paulo no último dia 4 de novembro, e destacou a empresa pelo primeiro lugar na categoria “Mineração e Siderurgia”. Foi um reconhecimento pelas melhores práticas empresariais no Brasil.
O anuário Época Negócios 360 Graus de 2024 analisou mais de 400 empresas em áreas como desempenho financeiro, governança corporativa e ESG, inovação, responsabilidade socioambiental, gestão de pessoas e visão de futuro. A ArcelorMittal mostrou resultados expressivos em cada uma dessas áreas, e consolidou sua posição de destaque no setor.
O presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da divisão de Aços Longos e Mineração para América Latina, Jefferson De Paula, atribuiu o prêmio ao empenho dos funcionários da empresa em promover o desenvolvimento sustentável. “Além de nossa performance financeira, estamos investindo em estratégias para crescer de maneira sustentável, justamente no momento em que estamos implementando o maior programa de investimentos no setor de aço do país”, afirmou.
A ArcelorMittal mantém um plano de investimento de R$ 25 bilhões, voltado para ampliar sua participação no mercado e diversificar o portfólio de produtos de alto valor agregado. Entre as iniciativas, estão parcerias com a Casa dos Ventos e a Atlas Renewable Energy, para projetos de energia renovável avaliados em R$ 5,8 milhões.
Por sua vez, o CEO da divisão de Aços Planos da América Latina, Jorge Oliveira, reforça o compromisso com o futuro. “Estamos focados em produzir aços que agreguem valor à sociedade e aos nossos clientes. Nosso aço é resultado do trabalho de pessoas que buscam um futuro mais próspero e responsável, com iniciativas voltadas para a inclusão e sustentabilidade”, salienta.
A empresa também foi reconhecida por sua governança e práticas de ESG, ao seguir o modelo global do Grupo ArcelorMittal e priorizar a ética, transparência e qualidade no relacionamento com stakeholders.
Na inovação, ela lidera em várias iniciativas, entre elas na produção de aço a partir de fontes renováveis e o desenvolvimento de um e-commerce especializado. A empresa criou o Açolab, seu laboratório de inovação aberta em Belo Horizonte, que promove parcerias com startups, universidades e centros de pesquisa.
Outro destaque é o programa de transformação digital iNO. VC, que, em cinco anos, já cadastrou cerca de 370 projetos, com ganhos acumulados de mais de US$ 80 milhões. Na área de responsabilidade socioambiental, a companhia tem metas de atingir aço líquido zero até 2050 e o uso de 100% de energia elétrica renovável até 2030, ao seguir as diretrizes de desenvolvimento sustentável da ONU.